Bullying no Ambiente Escolar
Por: Jeimisson Santos • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 445 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHNAGUERA UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – SÃO LUIS MARANHÃO
CURSO: ESUCAÇÃO FISICA
DISCIPLINAS: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO; O PENSAMENTO PEDAGÓGICO; ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
ITAYSA MENDES VIANA RA 3603658514
ANDRO PIRES BARROS RA 2638162539
JEOVAH ABREU LOPES RA 4023685327
JEIMISSON SANTOS DA SILVA RA 3357527739
EDILSON CARDOSO DE SOUSA RA 2133889519
DESAFIO PROFISSIONAL
PROFESSORES EAD
LUIS FERNANDO CRESPO
MARIA CLOTILDE BASTOS
MARY LEILA DE OLIVEIRA KRUKI
HELENROSE A. DE S. P COELHO
SÃO LUÍS
2016
UNIVERSIDADE ANHNAGUERA UNIDERP
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL – SÃO LUIS MARANHÃO
ITAYSA MENDES VIANA RA 3603658514
ANDRO PIRES BARROS RA 2638162539
JEOVAH ABREU LOPES RA 4023685327
JEIMISSON SANTOS DA SILVA RA 3357527739
EDILSON CARDOSO DE SOUSA RA 2133889519
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho de conclusão da disciplina Pesquisa em Educação Fisica, Filosofia da Educação, O Pensamento pedagógico, Organização do trabalho pedagógico, Psicologia da educação e da aprendizagem de Educação Fisica 2° semestre da Universidade Anhanguera Uniderp – Polo São Luís-MA como requisito para complementação de nota, orientado pela tutora presencial Milena de Fatima Correia Diniz. Geisa Rodrigues de Melo EAD.
SÃO LUÍS
2016
INTRODUÇÃO
Uma palavra inglesa que o significado nada mais é do que “bully” – ou seja valentão agora para quem; para quem pratica ou para quem sofre Serias atitudes verbais, físicas, agressivas, intencionais e repetitivas. Ocorridas por indivíduos ou grupo de indivíduos que não se preocupam com a angustia e dor emocional da vitima que por si proteger trazendo a vitima sérios problemas.
Ao longo dos anos o bullying vem se desenvolvendo e repercuti na sociedade, ou seja, o que já acontecia nos tempos passados e que não era visto com mesmos olhos atuais. Por este motivo surgiu o Bullying que e toda a forma de violência física e psicológica, intencional e repetidos a um individuo. Todo desrespeito e preconceito por menor que seja e um ‘BULLYING’. Como vimos nas escolas diariamente atos como apelidos, empurrões, piadas e brincadeiras sem limites vêm crescendo dentro das escolas.
A pessoa que pratica o bullying a maioria das vezes são pessoas que já sofreram agressões, humilhações, depressões na infância, e por esse motivo sentem-se com o poder de estar fazendo o mal ao outro, transformando sua raiva em atos displicentes. Geralmente a tendência de quem pratica o bullying e para toda a vida, a menos que a pessoa seja tratada.
O bullying pose ser classificado de duas formas, sendo a direta e indireta que das duas formas agride a vítima. A diferença e que a direta são praticada por meninos e a indireta por meninas. Serias consequências faz com que as pessoas não tenham rendimento na escola, já não tem concentração, sente falta de estimulo pelo fato de se sentirem recriminados diariamente não sentem vontade de frequentar a sala de aula para não estarem próximos dos agressores.
A vitima que sofrem o Bullying quando adultos podem se tornarem pessoas com baixa negatividade, alto estímulos sentimental negativo, com sérios problemas de relacionamento. Inclusive comportamentos agressivos, em casos mais graves cometem ate mesmo o suicídio. Então entendemos que o que pode se começar como uma brincadeira, se torna seria consequências na vida do ser humano.
Conceito de Bullying
Uma criança entra na sala de aula e começa a ouvir gargalhadas, quando sentado em cima de goma de mascar em sua cadeira. Quando ele sobe para limpar, atira-lhe um giz batendo em sua cabeça. Ai não há dúvida que ele e vitima de bullying na escola.
O assédio e uma conduta que gera desconforto na vítima, O Bullying é uma perseguição uns aos outros dentro do estabelecimento educacional, em todo caso a criança citada pode sofrer distúrbios psicológicos, pressão e violência.
O Bullying pode ocorrer em diferentes áreas da escola, como na sala de aula, parques infantis, ginásio ou salões, etc.
Definimos por agressividade, o bullying que a literatura refere por comportamentos agressivos de intimidação o que apresentam um conjunto de características comuns, entre as quais se identificam várias estratégias de intimidação do outro e que resultam em práticas violentas exercidas por um indivíduo ou por pequenos grupos, com caráter regular e frequente. No conceito de bullying está contida a agressão individual e em grupo (Olweus, 1993a).
Pereira (2002, p.16), “define o tema por comportamentos agressivos de intimidação ao outro e que resultam em práticas violentas exercidas por um indivíduo ou por pequenos grupos, com caráter regular e freqüente.”
A designação deste fenômeno na língua portuguesa necessita de uma identificação dos atributos de personalidade dos sujeitos envolvidos aos incidentes agressivos, relacionados às características comportamentais que estes mesmos sujeitos assumem. Portanto adota-se o termo bullying associado ao termo agressividade, por não se conseguir uma tradução fiel, em uma agressão deliberada entre pares.
Para Smith & Sharp (1994) por bullying, entende-se o abuso sistemático de poder entre pares ou um processo de agressão intencional e repetido (OLWEUS, 1993b). Duas características adicionais referente ao bullying parecem estar associadas; uma primeira seriam os benefícios diretos ao agressor e a segunda a satisfação pessoal em maltratar o outro (Pereira, 2001).
Significado de Bullying
E á pratica de atos violentos intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos as vitimas. Geralmente e feito contra alguém que não consegue se defender ou entender os motivos que levam a tal agressão. O Bullying pode ser praticado em qualquer ambiente como na escola, na igreja, em clubes, cinema, trabalho. Etc....
...