EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO RELATO EXPERIENCIA
Por: marianapenic • 6/3/2021 • Dissertação • 272 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Licenciatura em Educação Física
Atividade: Relato de experiência
Na época que eu estava no ensino médio, (final dos anos 80) a Educação Física era considerada uma mera atividade extracurricular, não sendo, portanto, identificada como parte integrante do currículo escolar como uma disciplina acadêmica. Eu trabalhava durante o dia e estudava de noite, então era dispensado das aulas. Não tinha notas bimestrais para nós (alunos dispensados) sendo registrado no boletim DT (Dispensa trabalho) na coluna referente a disciplina; com isso, era como se a disciplina não existisse.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) 9.394, trouxe alguns avanços para a área da educação física. Inseriu-a como disciplina obrigatória nas grades curriculares das escolas brasileiras, reconhecendo-a como componente curricular e também como área de estudo relevante na formação global dos indivíduos (Ainda tem a opção de ser facultativa em alguns casos.)
Muitos anos se passaram, e a educação física dentro da escola ainda é vista como algo recreativo e pratica esportiva, mesmo que seja uma disciplina regular.
Atualmente os adolescentes são influenciados pelas mídias e o avanço tecnológico e isso termina afetando o seguimento da escola muitas vezes regido por um método tradicional. Não se pode negar que a sociedade está inserida dentro de um sistema capitalista que influencia os alunos.
Posso concluir que após as leituras propostas observo que se faz necessário verificar a importância de ver quais são os objetivos da Educação Física para o Ensino Médio e como lidar com essa transformação nesta nova era, quebrar paradigmas nas aulas de Educação física, para que possamos assim, dar um novo enfoque e uma identidade á disciplina.
Referências bibliográficas:
https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/6436/5461
...