FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PORTIFÓLIO
Por: ESTE1992 • 19/9/2018 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
PORTIFÓLIO 1
Educação Física - Licenciatura
Estefânia Pereira dos Santos Liberador
RIBEIRÃO PRETO
2018
Mito: A Odisseia. Resumo do Mito:
O mito conta a história de Odisseu que demora 17 anos para retorna da guerra para sua terra em Ítaca, Odisseu deixa sua esposa Penélope e seu filho Telêmaco para ir a guerra de Troia, Penélope acreditava que Odisseu retornaria, mas algumas pessoas queriam tomar o poder do trono dizendo que Odisseu estava morto e que sua esposa deveria se casar com uma outro homem Nesse momento a pressão estava cada dia maior, Telêmaco vendo essa situação foi atrás de seu pai.
Os pretendentes com a intenção de se casar com Penélope e ocupar o lugar do rei só aumentavam, a rainha então fez uma promessa, ela iria fazer um tapete e quando terminasse esse tapete ela se casaria com algum dos pretendentes, só que ela acreditava no retorno de Odisseu e Telêmaco, então ela fazia o tapete durante o dia e no período da noite ela desmanchava, para que ele nunca tivesse fim.
Odisseu fica preso pela Deusa Calipso por 7 anos, com a ajuda do Deus Hermes ele foge mas naufraga e vai para na ilha Esquéria onde ele é muito bem recepcionado, Odisseu ganha do deus Éolto (deus do vento) um saco com vento, quando ele dorme, seus marinheiros acreditavam que nos sacos continham ouro e abrem o saco, com isso os ventos são liberado e eles acabam indo para muito longe de casa.
Odisseu se depara com a bruxa Circe que transforma seus marinheiros em porcos, informado por Hermes, ele toma um antídoto contra os feitiços de Circe e não é atingido por ela, Circe fica encantada por Odisseu ser imune aos seus encantos.
Telêmaco e Odisseu se encontram e retornam para casa, nesse momento, eles encontram a deusa Atena ela lhe transforma em mendigo para que pudesse voltar para casa sem ser morto pelos pretendentes, Penélope acaba sendo muito pressionada pelos pretendentes e cria uma disputa, Odisseu participa da competição e ganha os outros pretendentes não aceitam e começa uma ‘rebelião’ porem Odisseu pega seu arco de volta e assume novamente seu lugar de rei.
Nessa narrativa o herói também é um exemplo de força, superação e dedicação a seus ideias, a educação caminha nessa vertente, os alunos precisam buscar sucesso a acima de tudo, onde tinham sempre que lutar em disputas e concorrências com os demais alunos, e isso traria benefícios para o Estado, teriam futuros profissionais melhor preparados no mercado de trabalho. Vemos claramente isso nas ações de Odisseu, que ele lutou bravamente por aquilo que almejava.
Referência
CABRAL, João Francisco Pereira. "Odisseia de Homero"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/odisseia-homero.htm>. Acesso em 22 de abril de 2018.
...