Fundamentos da Educação Inclusiva
Por: georgeton • 18/4/2020 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Centro universitário claretiano
Fundamentos da educação inclusiva
Professor: Aparecida Helena Ferreira Hachimine
Aluno: Georgeton Luiz Lopes Motta
R.A:1147699
vitoria-ES 10 de abril de 2020
Negligência
As sociedades greco-romanas prezavam a beleza e a perfeição, as crianças que nasciam com alguma deficiência ficavam fora dos padrões e eram rejeitada, perseguidas ou mortas.
Na Idade Média a deficiência era abordada como situação sobrenatural, as crianças que nasciam com algum tipo de deficiência eram tratadas como seres possuídos pelo demônio assim maltratadas e marginalizadas pela sociedade.
Institucionalização
Nessa fase a deformidade começa a ser tratada como doença então aparece os primeiros avanços na área da medicina, julgada por muitos como uma doença contagiosa.
A partir do século XIX começa os estudos sobre deficiência mental afastando assim de ser julgado algo sobrenatural ou doença.
Criação de Serviços Educacionais
vista como fase da integração ,começou no século XX, com as primeiras realizações oficiais e particulares no atendimento aos cidadãos com necessidades educacionais especiais. assim criadas escolas e instituições para atendimento às pessoas com necessidades especiais, por exemplo APAE que existe até hoje. Embora não atendendo o modelo educacional perfeito nos dias de hoje a APAE é tida a mais importante instituição de todas.
Atualidade
Na atual fase aos poucos os trabalhos direcionados a educação especial vão crescendo em busca da inserção das pessoas com necessidades especiais no ensino regular. A intenção da Política Nacional é garantir o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades especiais ofertando serviços especializados para que possam ter possibilidades iguais de aprendizado.
Referencia:
Pedroso, Cristina Cinto Araújo Fundamentos da educação inclusiva / Cristina Cinto Araújo Pedroso, Juliana Cardoso de Melo Rocha, Juliane Aparecida de Paula Perez Campos – Batatais, SP : Claretiano, 2013. Unidade 1 pagina: 30 ao 45.
...