Ginástica Acrobática
Por: Gabriella Oliveira • 3/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.148 Palavras (5 Páginas) • 678 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GABRIELA OLIVEIRA
GINÁSTICA ACROBÁTICA
CURITIBA
2015
GINASTICA ACROBÁTICA
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Ginásticos, do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física, Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná.
Professora responsável: Prof.ª Drª. Katiuscia Figueroa
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................4
DESENVOLVIMENTO..........................................................................5
- HISTÓRICO.........................................................................................5
- PROVAS..............................................................................................5
- REGRAS..............................................................................................5
- ELEMENTOS.......................................................................................5/6
- ELEMENTOS ESTÁTICOS................................................................7
- POSSIBILIDADES/FORMAS DE APLICAR NA ESCOLA..............6/7
CONCLUSÃO.......................................................................................
REFERÊNCIAS......................................................................................8
- INTRODUÇÃO
A Ginástica Acrobática, por propiciar vivências motoras importantes, tem aumentado gradativamente sua importância no universo da Educação Física nos últimos anos. Apesar disso, o seu conhecimento ainda é pouco difundido e poucos profissionais conseguem realmente trabalhar esse conteúdo na escola.
Esse trabalho tem como objetivo relatar um pouco dessa prática, mostrando sua história, suas regras, elementos da prática, provas e demonstrar como a ginástica acrobática pode ser desenvolvida no ambiente escolar.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO
A Ginástica Acrobática, também chamada de acrobacia foi muito desenvolvida durante o século VII através das atividades circenses, mas como um esporte é uma prática relativamente jovem, as primeiras competições datam de 1973, quando foi fundada a Federação Internacional de Desportos Acrobática (IFSA). Apenas no ano de 1988, essa federação se fundiu com a Federação Internacional de Ginástica (FIG), se tornando um esporte candidato a entrar nos jogos Olímpicos.
É muito praticado em países como Alemanha, Rússia, China, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, além de utilizado no mundo em apresentações de grupos circenses como o Cirque de Soleil e o Circo Nacional da China. Apesar disso, possui pouco conhecimento pedagógico, o que dificulta a sua entrada em países com pouca experiência na ginástica acrobática.
2.2 PROVAS
2.3 REGRAS
O local de realizações das provas de ginásticas acrobática é semelhante às de ginásticas artísticas, sendo um tablado de 12x12 metros, assim desenvolvendo series (sequencias de movimento). Neste mesmo com alguns tipos de series.
A serie estáticas trás movimento que devem ser mantidas durante um determinado período (três segundos),para realizações de figuras.
Já a série dinâmica são exercícios mais ativos, geralmente com lançamentos vôs e recepções. Consequentemente a serie combinada utiliza a junção dos elementos de cada serie e acima.
Variando a quantidade e a obrigatoriedade dois movimentos da serie de acordo com o regulamento as confederação, e os níveis de dificuldade acompanhada por uma musica, com duração máxima de dois minutos e trinta segundos e não tendo tempo mínimo, mas após o tempo Máximo ocorrendo penalidades.
Sendo avaliada e calculada, a nota final de acordo com a dificuldade composição, execução, impressão geral (incluindo a coreografia, execução artística e música), avaliando estes requisitos, por uma banca de arbitragem composta por juiz artístico, que avalia a criatividade sincronia com a música, o juiz de execução e de dificuldade, analisando a dificuldade de cada serie apresentada.
2.4 ELEMENTOS
Os elementos acrobáticos possuem exercícios específicos que diferenciam de outras modalidades da ginástica. Uma característica fundamental da ginástica acrobática é a execução de figuras, que se assemelham a pirâmide.
São apresentadas por dupla ou em grupos, que podem ser mistos. Sua realização principal é diferente da Ginástica Artística ou Rítmica, por serem executadas por grupos e nunca individualmente.
Com elementos de solo e acrobacia, o grupo realiza estes elementos em contato um com o outro, que exige força e equilíbrio estático com variações e transição.
Segundo a International Federation of Sports Acrobatics (IFSA) a ginástica acrobática é dividida em três tipos de séries, isto é, seqüência de movimentos, que podem ser chamadas de equilíbrio, série dinâmica e série combinada (DARIDO, SURAYA CRISTINA, 2007). Os elementos de equilíbrio há variações de dificuldades, uma figura estática realizada pelos membros do grupo. Cada série executada apresenta requisitos próprios, que são as figuras realizadas, na série dinâmica é apresentado o tipo de figura e na série combinada serão realizadas figuras de equilíbrio e dinâmica.
...