Ginastica Laboral
Por: Fabricio Marcondes • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 1.090 Visualizações
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.
R: Ergonomia Física - Estuda o aspecto fisiológica, biomecânica, relacionado a anatomia. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia Cognitiva - refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
Ergonomia Organizacional - Intervêm no sistema organizacional e como isto influência o trabalhador para que tenha saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Seus tópicos são, gerenciamento, trabalho em grupo, clima, cultura organizacional, trabalho cooperativo entre outros.
2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
R: O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento de mão de obra contratada e foi desenvolvido no início do século 19, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos de fábricas. Enfatizando a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais se busca extrair o melhor rendimento de cada funcionário.
Seus princípios são divididos em encontrar uma melhor maneira, isso quer dizer que para obter uma produção eficiente o trabalho é governado por leis cientificas, descobrindo essas leis, se trabalha de melhor maneira; pessoas certas para as tarefas, as pessoas são diferentes, portanto elas devem ser selecionadas cientificamente para fazer certas tarefas; Supervisão, recompensa e punição, supervisão era essencial para a realização das tarefas da melhor forma possível, e sistema de incentivos salariais, quanto mais os operários trabalhassem, fazendo mais peças, maior era a recompensa, porém se eles não atingissem a meta, eles seriam penalizados.
3) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.
R: São três os pressupostos da Ergonomia: interdisciplinaridade, a análise da situação real e a participação dos sujeitos.
Interdisciplinaridade – Nenhum ser humano desenvolve todas suas capacidades e nem consegue se desenvolver em todas as áreas, com isso, cada pessoa se destaca e tem uma visão diferente de cada situação em que precise projetar e desenvolver um determinado trabalho, para isso tem que trabalhar em equipe, cada um contribuindo com sua visão.
A análise da situação real – Para conseguirmos êxito em uma determinada tarefa, devemos analisar a situação real
...