Iniciação Esportiva na Educação Infantil
Por: Thaty_yornagui • 30/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 424 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE
CURSO EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA
ERLLEN MENDES DA SILVA
MARILENE DA SILVA BASTOS
TATIANE DA SILVA
A INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO INFANTIL
São Paulo
2016
ERLLEN MENDES DA SILVA
MARILENE DA SILVA BASTOS
TATIANE DA SILVA
A INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à
Universidade Nove de Julho – Uninove, como
exigência parcial para obtenção do título
em licenciatura de Educação Física
São Paulo
2016
Sumário
- Introdução
- Problema
- Objetivo
- Justificativa
- Metodologia
- Referências Bibliográficas
1.Introdução:
A criança é um ser em constante desenvolvimento físico, motor e cognitivo, na fase inicial da vida escolar a mesma passa por diversas mudanças tais como (percepção, atenção, memoria, raciocínio e sua personalidade) Devido a tais mudanças o professor e a escola têm uma grande participação contribuindo para sua formação. A educação física de forma adequada nas escolas é hoje um assunto bastante discutido, ainda mais quando é voltado para o ensino infantil.
Para fazer a diferença e tornar os alunos mais, independentes, criativos, críticos e conscientes os conteúdos a serem ministrado pelo profissional de educação física precisam ter uma complexidade crescente a cada serie acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. (BASEI 2008).
O foco deste trabalho serão as crianças no esporte, ou seja, a iniciação delas nesse contexto, seja este a escola, o projeto social ou a escolinha de esportes. A iniciação esportiva contém em si características importantes para o desenrolar da vida infantil no mundo esportivo e para compreender esse momento considera-se importante conhecer sua conceituação e abrangência do termo iniciação esportiva.
Neste processo de iniciação a postura do profissional da Educação Física é fundamental, uma vez que irá direcionar todo o processo de aprendizagem. Korsakas (2002) aponta para o fato de que o esporte não possui em si nenhuma virtude mágica, e como qualquer outra atividade pode ser utilizado para várias finalidades, dependendo da intencionalidade com que ele é ensinado e praticado. O esporte não é por si só saudável ou educativo, ele é aquilo que se fizer dele.
2. Problemática:
Qual a importância da iniciação esportiva no ensino infantil?
3. Objetivo:
É importante observar que a criança é um ser em constante desenvolvimento, o brincar é a forma que a criança utiliza para expor suas ideias. Na iniciação esportiva o professor de educação física tem uma proximidade direta com o praticante, e além de exercer o papel de educador ele também desempenha o papel de agente renovador e transformador da comunidade na qual está inserido, podendo promover uma reflexão crítica e da ação (MEDINA, 1990).
Nosso objetivo é contribuir com a formação educativa e com o desenvolvimento psicomor das crianças, oferecendo meios para a continua pratica esportiva regular. Promover atividades que auxiliem a formação física, afetiva e social e cultura dos jovens. Desenvolver atividades que estimulem a convivência em grupos e acima de tudo uma vida mais saudável.
4. Justificativa:
Aproximadamente aos 6 anos de idade já se encontra 90% a 95% do desenvolvimento físico do cérebro, a coordenação motora e as habilidades desportivas múltiplas devem ser estimuladas neste período ao máximo, por meio de jogos e brincadeiras, exatamente pelo fato do cérebro estar pronto a receber um gama inimaginável de informações.
As atividades de caráter psicológico e físico variadas, são o estímulo para produzirem caminhos mentais, e serem armazenadas as informações no cérebro. Estas informações serão exigidas no futuro em situações complexas do jogo facilitando a aprendizagem e caracterizando a prontidão motora esportiva. Devemos lembrar que as atividades para as crianças são completamente diversificadas e diferentes os objetivos, quando relacionadas às atividades físicas para os adultos, que comumente são atividades voltadas para a para a performance. A condição física a ser atingida está em momento ótimo, mas com óbvios limites de rendimento máximo; limite o qual não deverá ser exigido em treino, as atividades físicas devem possuir objetivo lúdico, educacional e não competitivo.
Outro detalhe importante desta fase do crescimento infantil, relaciona-se à não uniformidade do crescimento corporal, observa-se um amadurecimento na seguinte ordem: pés e mãos, pernas e antebraços e por último coxas e braços. Os jogos e brincadeiras desenvolvidos pelo professor, devem seguir o princípio da maturação física da criança.
O metabolismo das crianças é muito elevado e em torno de 20% a 30% maior que do adulto gerando a necessidade de maior ingestão e balanceamento de nutrientes alimentares, assim como da regularidade na oferta de alimentos. As necessidades proteicas também são elevadas 2.5 gramas de proteína por kg de peso corporal dia.
...