O Educador Físico e Sociedade
Por: João Lucas Almeida • 5/4/2019 • Projeto de pesquisa • 464 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
João Lucas Almeida e Silva - 8081465
Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde
Juiz de Fora
Abril / 2019
Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde
Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito sociológico na área da saúde, desde o processo saúde-doença, público alvo e aplicabilidade do Educador Físico na prevenção e tratamento presente na saúde pública. O olhar presente da Sociologia da doença e da medicina é marcado, inicialmente, por uma visão panorâmica sobre a história das doenças e das práticas em saúde, nos últimos séculos, identificando a construção de uma perspectiva racionalista do processo saúde–doença. Toda essa ampla visão da doença concorre para que os autores voltem sua atenção para o papel a ser desempenhado pela medicina científica, orientada empiricamente, pela centralidade do papel do médico e da especialização "pela busca de um saber racional sofisticada” (p. 33). Focalizam com veemência o fato de que a dupla evolução da medicina e da proteção social e o cuidado das doenças e as condições dos doentes marcam um processo que se estende por toda a sociedade – o da medicalização, momento em que o saber médico conquistou valor normativo. Outros determinantes na má qualidade de vida e de saúde da população são os diferentes níveis de desenvolvimento regional, o salário das classes trabalhadoras e a concentração de terra.
Portanto, o histórico socioeconômico e cultural de uma comunidade tem relação com a determinação social das doenças. Assim, quando avaliamos as questões epidemiológicas no Brasil, nos deparamos com um quadro que compreende doenças do atraso e do desenvolvimento, por exemplo, da desnutrição à obesidade. Para isso, os serviços brasileiros de saúde devem estar organizados para prevenir, tratar e recuperar com a mesma eficácia estes problemas de saúde pública, levando em conta suas principais causas nesse caso, que é o sedentarismo, má alimentação e genética.
Atualmente uma das preocupações dos gestores em saúde é a promoção da saúde da população. Se formos capazes de entender que a Educação Física tem um objeto de estudo muito complexo (a prática pedagógica voltada para o ser humano), e que por isso naturalmente irá precisar se apoiar em outras áreas da ciência, ficará mais fácil aceitarmos essa pluralidade de possibilidades de atuação do Profissional dessa área. Sob essa perspectiva, vivemos hoje não um momento de crise, mas de ajustes às novas possibilidades da profissão. Integrar a lista de profissões da saúde e ainda assim manter um olhar pedagógico e integral sobre nosso aluno exigiu de nós mais maturidade e compromisso com nossa profissão. Com muito estudo, dedicação, ética e planejamento de carreira o profissional de Educação Física conseguirá trabalhar com eficiência e segurança, sem crises de identidade e com grande satisfação pessoal e profissional.
Referências Bibliográficas:
Disponível em:
Disponível em: < https://www.copacabanarunners.net/nasf.html>. Acesso em 29 de marco de 2019.
...