O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
Por: JéssicaeLucas Prestes • 28/3/2019 • Trabalho acadêmico • 5.741 Palavras (23 Páginas) • 174 Visualizações
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
CURITIBA/PR
2018
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRAZ
SUELEN DA PAIXÃO DE SOUZA
O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de ensino lúdico, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.
Orientador (A):
CURITIBA/PR
ANO
Resumo
Existe inúmeras pesquisas em torno da psicologia evolutiva e da educação. Através de ideias construtivas percebe-se que o desenvolvimento infantil perpassa por diversas áreas (motora,cognitiva,afetiva). O que se quer através desse estudo e demonstrar como o lúdico esta presente no dia a dia da criança e de que maneira pode estimular o pensar. Os educadores da atualidade buscam uma aproximação maior com a sociedade moderna, onde as atividades devem ser contextualizadas, dinâmicas e com inovações tecnológicas, buscando envolver mais os educando no processo educativo. O trabalho lúdico visa envolver os alunos intensamente na atividade educativa, repensando a escola,o currículo, os tempos escolares, a avaliação e os objetivos da educação escolar infantil. Esse trabalho visa debater alguns questionamentos como: Até que ponto o lúdico estimula o pensar? De que forma trabalhar o lúdico no desenvolvimento infantil? Como resgatar a aprendizagem através das brincadeiras? Para a concretização desse projeto serão realizadas observações em espaços lúdicos, escolas, brinquedo tecas, a fim de demonstrarem a necessidade da Ludicidade no dia a dia das crianças e como os jogos podem influenciar no desenvolvimento intelectual destes indivíduos. Pretende-se aplicar essa teoria com crianças para que se possa confirmar e responder aos questionamentos dessa pesquisa de modo a reconhecer a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano.
Palavras Chaves: Brinquedoteca, lúdico,criança.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da importância do lúdico para todo e qualquer individuo, de que forma as atividades realizadas nas brinquedos tecas interferem no crescimento e desenvolvimento das crianças, fazendo com que amadureçam, compreendam a interpretar o mundo a sua volta. Trata também sobre a origem da brinquedoteca e seu inicio no Brasil, quais seus princípios e sua finalidade, incentivando a valorização do brincar e do brinquedo.
Acredita-se que o que ocorre é que os professores não estão preparando suas aulas adequadamente, desenvolvendo de forma à despertar o interesse da criança pelo conteúdo e pelas atividades propostas, bem como também, o aluno precisa buscar significado em seu aprendizado e isso é função da escola juntamente com o docente, que devem achar meios de tornar a aula prazerosa e deixando claro qual o objetivo do aprendizado do conteúdo. O professor tem que aprender a falar a linguagem da criança, mostrando que aprender é um desafio, trás emoções e ter um sentido, tornar os indivíduos críticos. O lúdico esta no dia a dia da criança, através dos desenhos , pinturas, e etc. É forma importante de expressão e comunicação, justificando sua presença no contexto educacional.
O tema foi escolhido devido a preocupação em como se encontra o ensino através do lúdico, pois alguns casos percebe-se que não esta havendo uma contribuição para que as criança possam elaborar sua linguagem expressiva entendida aqui como uma forma ler e representar o mundo e as suas relações com ele.
As praticas pedagógicas de ensino na Educação Infantil ainda necessitam de grandes mudanças por parte de alguns professores. Pensando nesse contexto, pretende-se destacar a importância de o professor aproveitar esta fase das crianças e disponibilizar recursos para aprimorar o conhecimento e despertar a curiosidade vontade de desvendar todas as possibilidades ,fazendo com que enriqueçam o vocabulário visual possibilitando assim dar asas à imaginação.
A aula na educação infantil e muitas vezes encarada como um momento para des-estressar, relaxar ou ficar sem fazer nada, as vezes apresentam-se kits prontos de atividades ( desenhos mimeograficos ou fotocopiados para serem coloridos, etc.) , com isso , o professor não prepara suas aulas baseando-se no aluno e em seu aprendizado, apenas pega algo pronto e repassa , sem ao menos ver objetivo com isso. Os métodos utilizados para a realização dessa pesquisa foram os seguintes: pesquisa de campo, estagio de observação, entrevista e analise referentes aos assuntos apontados.
A base dessa pesquisa é a observação de como as crianças “brincam” e interagem com os indivíduos e com o meio de que forma isso interfere em sua relação com o mundo. Ao observar e anotar os diferentes aspectos analisados, o acadêmico prepara-se para sua atuação dentro de uma brinquedoteca ou outro espaço lúdico, preparando-se para sua atuação futura, bem como para a pratica de seu projeto, percebendo que eé viável e de que tipo de atividade mais gostam.
A elaboração desse projeto de conclusão de curso, faz com que o profissional busque informações sobre as necessidades e a viabilidades de cada atividade das quais se propõe a orientar, podendo auxiliá-lo futuramente a preparar melhor suas aulas, interagindo e compreendendo a função do lúdico na vida dos indivíduos, sua importância e necessidade para o aprendizado e para a vida em sociedade.
1 .Criação das Brinquedotecas
O inicio da brinquedoteca no Brasil se deu em meados dos anos 1980, onde houveram muitas dificuldades econômicas e de reconhecimento para que fosse valorizada como instituição educacional, foi criada com a finalidade de estimular a criança a brincar com a liberdade. Nesse espaço ocorre a interação educacional, uma vez que a criança permanece durante horas e contato com diferentes meios lúdicos . Para se trabalhar em um ambiente como este , a pessoa deve ter formação profissional adequada para auxiliar no desenvolvimento emocional, intelectual e social da criança.
...