O PROBLEMATIZANDO O ESPORTE DA MÍDIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Matheus Correa • 12/10/2022 • Monografia • 13.698 Palavras (55 Páginas) • 115 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
CENTRO DE DESPORTOS - CDS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
MATHEUS CORRÊA DA ROSA
PROBLEMATIZANDO O ESPORTE DA MÍDIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o craque Neymar Júnior em foco
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
FLORIANÓPOLIS, SC
2018
MATHEUS CORRÊA DA ROSA
PROBLEMATIZANDO O ESPORTE DA MÍDIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o craque Neymar Júnior em foco
Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Graduação em Educação Física, do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciado em Educação Física.
Orientadora: Prof. Dra. Carolina Fernandes da Silva
Coorientador: Prof. Drando. Juliano Silveira
FLORIANÓPOLIS, SC
2018
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus por sempre ter me dado forças, saúde e fé. Orientando e dando-me conforto em meus momentos de maior dificuldade. Sem ele jamais conseguiria concluir tal etapa de minha vida.
Agradeço também a minha família composta por meus amados pais Eloiza e Nivaldo, irmã Thaise e cunhado André. São meus exemplos de superação, respeito, honestidade e carinho, entre tantas outras qualidades. Minha família sempre acreditou no meu sucesso, me incentivando a vencer. Meu reconhecimento por em muitas vezes, meus familiares, terem se sacrificado para me dar tudo o que sempre precisei. Faço uma ressalva a minha irmã Thaise. Desde novo, sempre acompanhei os seus passos aprendendo como se faziam trabalhos de aula e formatações, o que me ajudou muito, posteriormente, em minha graduação. Ela sempre esteve presente, me ouvindo e aconselhando. Dando a vida caso precisso for. A mesma ainda presenteou à mim e toda nossa família, com um bebê. Minha irmã está grávida e serei o padrinho do mesmo. Fiquei muito feliz e isto me motivou muito. Eu os amo mais que tudo.
À Universidade Federal de Santa Catarina, pelo ambiente com muitas possibilidades de conhecimento, vivências e experimentações. A estruturação acadêmica e seu corpo docente, que sempre me oportunizaram novos horizontes em minha graduação.
À professora e orientadora Dra. Carolina Fernandes da Silva, por ter confiado em mim, me auxíliado neste camino de construção de minha pesquisa. Exemplo de profissional. Ao professor doutorando e coorientador Juliano Silveira, por ter estado ao meu lado na grande maioria do seu tempo. Do momento de construção até a finalização de minha pesquisa, me apoiando, ensinando e com tanta dedicação me aconselhando. Uma pessoa de bom caráter, o respeito muito. Um novo amigo.
Aos membros gestores e alunos da Escola Básica Professora Adriana Weingartner, por ter me concedido espaço para coleta dos dados.
Meus agradecimentos aos grandes amigos que conheci durante esta passagem na graduação. Vão sempre continuar presentes em minha vida. Por fim, agradeço a todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação e da minha vida durante estes quatro anos de formação. De coração, desde de já, o mеυ muito obrigado!
RESUMO
PROBLEMATIZANDO O ESPORTE DA MÍDIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o craque Neymar Júnior em foco
Este estudo pode ser caracterizado como de caráter qualitativo, e se desenvolve partindo da seguinte questão norteadora: Quais as percepções de alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública de Palhoça sobre as relações entre esporte e mídia, considerando a participação do jogador Neymar Júnior na Copa do mundo FIFA 2018? Pode-se afirmar que a mídia assume papel de suma importância na difusão de informações e na formação da opinião pública na contemporaneidade.. Esta consiste em uma rede de difusão de informações que são conduzidas a uma grande parcela da população, caracterizando uma comunicação de massa. E dentre as informações que são consumidas cotidianamente estão os conteúdos relacionados ao esporte. Com a adesão da mídia, o esporte ganhou um significado mais industrializado e com grande olhar para a comercialização, tornando-se esporte da mídia. Nessa mesma perspectiva, na qual esta manifestação cultural é tida como um grande negócio, o processo de espetacularização parece ressaltar ainda mais a lógica de consumo atribuída por interesses mercantilistas. Estas influências sobre o esporte repercutem no âmbito educacional, onde o mesmo é encontrado na esfera curricular da educação física, cuja tematização pode se assemelhar aos moldes da instituição esportiva caso não haja a devida mediação por parte dos professores. Face ao exposto, Diante disto, os objetivos desta pesquisa foram de verificar as percepções dos alunos sobre a influência da mídia, a quais estas os alunos estavam sendo expostos. Também analisar as relações entre o consumo de mídia dos alunos, onde neste se mostram grandes consumidores e prontamente influenciados.pode-se afirmar que este estudo teve um viés exploratório, partindo de leituras breves, dos pressupostos teóricos do assunto, para maior contextualização. No campo a mesma se inspirou nos pressupostos da teoria da recepção, compreendendo dois momentos: 1) Apresentação e aplicação de um questionário; 2) O grupo focal pautado na discussão de um vídeo relacionadocom o tema da pesquisa. Os dados produzidos no grupo focal foram transcrtospara posterior análise de conteúdo a partir de uma abordagem qualitativa. A partir de então verificou, após reflexões, a presença de argumentos críticos dos alunos sobre os fatos, demonstrando a necessidade das aulas de Educação Física escolar constituirem-se em espaços para a problematização das questões referentes ao esporte da mídia.
Palavras chave: Esporte da mídia. Educação física. Futebol.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................6
CONSTRUINDO O TEMA DE PESQUISA...................................................................6
PROBLEMA DE PESQUISA......................................................................................10
OBJETIVO GERAL.....................................................................................................10
...