TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas

Por:   •  20/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009)

1) O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda:

a) Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa?

        Segundo o artigo de referencia do estudo,  Bruno Gualano e Tais Tilucci (2009), a inatividade física é um grande fator correlacionado ao desenvolvimento e acometimento de doenças crônicas,  a atividade física, sem sombras de duvidas, é e sempre será um meio terapêutico para evitar e proporcionar uma melhor qualidade de vida à população em geral.

        A inatividade física em quaisquer a fase, seja ela infantil, adulta ou idosa, pode-se levar a doenças graves.  Deixando cada vez mais claro a importância da atividade física em geral.

Na fase infantil, a mesma tem suma importância para criar bons hábitos nas crianças, proporcionar vivencias motoras, vivencias esportivas, afetando no sicial, assim baixando o risco de obesidade na primeira infância, dentre outros.

Levando em consideração na fase adulta, a atividade física, pode tratar doenças futuras como colesterol, diabetes, obesidade, como também uma boa musculatura, não deixando adultos com cada vez mais predisposição a terem osteoporose, artrose, antecipando quadros que poderia caso chegasse, na fase idosa.

        A atividade física na população idosa vem para agregar uma melhora significativa na qualidade de vida deste idoso, também como nas outras fases, a questão motora, muscular, equilíbrio, memória, coração, pressão, sarcopenia e as citadas acima também na dulta, artrose/osteoporose, dentre inúmeras outras

        

Refletindo sobre essas informações, é notável que a inatividade física, tem malefício em ambas as idades, devido as suas proporções.

Temos que ter crianças ativas, saudáveis, para que reflita em sua vida, nela adulta e idosa.  Assim tendo cada vez menos risco de doenças crônicas.

b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

 O papel do educador físico é de extrema importância na promoção de saúde, temos o dever de mudarmos a realidade da  população, diminuindo o numero de estatística nos casos de sedentarismo, incentivando a pratica de atividade física, criando hábitos saudáveis, principalmente profissionais bem capacitados, orientando de forma eficaz a população.

 O educador físico é como a principal ferramenta, o norteador para levar saúde a população em geral, proporcionando melhor qualidade de vida numa prática bem desenvolvida.

 Os desafios sobre, entra em diversas questões, verbas, projetos, investimento do governo, ambientes propícios para as praticas, como também a consciência da popilacao sobre a importância do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (150.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com