OS CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA: PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: angelicajunges • 28/10/2022 • Trabalho acadêmico • 9.376 Palavras (38 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA.
ANGÉLICA S. JUNGES
CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA: PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA
Canoas
2022
ANGÉLICA S. JUNGES
CONTEÚDOS DE ENSINO NA ESCOLA: PENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA
TRABALHO APRESENTADO Á UNOPAR COMO REQUISITO PARCIAL À APROVAÇÃO
NO 8º SEMESTRE DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Canoas
2022
ÍNDICE
INTRODUÇÃO..................................................................................................4
PRODUÇÃO TEXTUAL...................................................................................5
SITUAÇÃO PROBLEMA II..............................................................................10
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................19
3
INTRODUÇÃO
O ser humano é essencialmente um ser que precisa viver em comunidade e por várias questões a atividade física vem como um aliado nesse aspecto para sua sobrevivência, nos costumes religiosos bem como na formação de cada unidade social. Verificamos os registros históricos dos clãs e todo o processo evolutivo da sociedade até os dias atuais onde a dança, a luta, os jogos e brincadeiras vieram acompanhando e transformando o indivíduo possibilitando uma melhor qualidade de vida, maior interação social e pacificação dos povos.
Após anos de estudo, pesquisa e comprovações percebemos cada vez mais a importância da atividade física e da pratica esportiva em nossas vidas. Diretamente relacionada com a qualidade de vida no que tange a saúde corporal, mental e demais atividades sociais, culturais e interpessoais ela vem formando um verdadeiro liame entre todas as culturas do mundo. Há vários eventos locais, regionais e mundiais que expressam verdadeiramente a importância da atividade física e dos esportes como por exemplo os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo quando se trata de um dos esportes mais praticados no mundo inteiro.
Assim nesse trabalho vamos abordar as variadas formas de trazer e fazer a educação física escolar, um reflexo produtivo desses grandes eventos, de maneira lúdica, simples e didática a fim de agregar conforme as necessidades locais, a importância da atividade física, do professor de educação física e dos esportes para o desenvolvimento humano e social de cada educando.
4
PRODUÇÃO TEXTUAL
As aulas de Educação Física na escola costumam ser muito esperadas pelos alunos, pois são uma oportunidade para eles saírem da sala e realizarem atividades mais dinâmicas e em grupo, rompendo a rotina das aulas teóricas, que costumam ser mais cansativas.
Mais do que um momento de descontração e de prática de esportes, a Educação Física é muito importante para o desenvolvimento de crianças e jovens.
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.
Ela realiza seu propósito transmitindo aos alunos conhecimentos da cultura corporal de movimento, que envolve a motricidade humana e a expressão corporal, associadas aos aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade.
Disseminar esses conhecimentos permite às crianças e aos jovens que compreendam a importância das atividades físicas, de modo a produzir, reproduzir, transformar e qualificar essas práticas essenciais para a qualidade de vida humana.
As atividades físicas são essenciais para a saúde física e mental, direito fundamental de todo ser humano. Promover essas práticas também é um dever da sociedade e, sobretudo, da escola.
Nesse sentido, a Educação Física na escola pretende promover a saúde por meio de atividades físicas, tendo caráter preventivo de diversas doenças provocadas pelo sedentarismo.
Os exercícios físicos também contribuem com a saúde do cérebro, pois estimulam funções cognitivas, como a atenção, a memória e o raciocínio lógico, o que melhora o desempenho escolar.
Outros benefícios que as atividades físicas proporcionam são:
- Alívio do estresse;
- Socialização;
- Conhecimento do próprio corpo;
- Melhora da autoestima;
- Desenvolvimento motor;
- Cooperação e empatia.
O estilo de vida das crianças e dos jovens, atualmente adeptos da tecnologia, diminuiu o contato com estímulos físicos, sendo a escola um ambiente propício para proporcionar essas atividades.
5
A Educação Física faz parte do desenvolvimento global dos alunos, que integra todas as dimensões do ser humano: intelectual, física, mental, social e cultural. Desse modo, além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir na escola a capacidade de o aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar.
...