PROJETO DE CAPOEIRA BRINCANDO EDUCANDO
Por: marciomar • 27/9/2021 • Projeto de pesquisa • 2.096 Palavras (9 Páginas) • 139 Visualizações
PROJETO BRINCANDO E EDUCANDO
Capoeira, arte e cultura na escola;
O projeto “CAPOEIRA, ARTE E CULTURA NA ESCOLA”, trata da formação de um ambiente ainda mais saudável do ensino/aprendizagem escolar e da formação cidadã através de uma forma prazerosa como é a capoeira, esta luta, dança e esporte genuinamente brasileira.
Essa análise faz-nos identificar as fragilidades e as mudanças a ser construídas conjuntamente, afinal, a escola é espaço de construção continua dos saberes, não apenas os sistematizados, mas, sobretudo os saberes que nos elevam a uma condição melhor enquanto cidadãos integradores e multiplicadores de ações pedagógicas. Tratamos, em nossas aulas de capoeira, a arte e a cultura em geral enquanto dimensão do conhecimento, embasando assim nossa metodologia de construção qualitativa e significativa da capoeira na melhora de todo ambiente escolar, contribuindo em sua correlação com outras áreas do conhecimento.
Fundamentada principalmente no art. 205 e incisos I e II do art. 215 da Constituição Federal, bem como no art.26-A da LDB(que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados).
Em 2008 a capoeira foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan que aprovou a proposta de registro da capoeira como patrimônio cultural do Brasil. E em 2014 A Organizações das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Também em 2014, o Senado Federal aprovou um Projeto de Lei que reconhece o caráter educacional e formativo da capoeira e autoriza escolas públicas e privadas da educação básica a celebrarem parcerias com entidades que congreguem mestres e profissionais de capoeira para ensinar seus alunos essa pratica esportiva e cultural. Portanto, é necessária a existência dos profissionais capoeiristas na cidade para a realização desse trabalho como preservação desses patrimônios e auxílio a Educação.
Em suma, o Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares acredita que esses projetos fazem a diferença na formação cidadã, educacional e social, que a educação se constrói também através da cultura e da transmissão do conhecimentos entre as pessoas.
Breve HISTÓRICO Da CAPOEIRA
Sabemos que o significado da palavra CAPOEIRA esta relacionado a vários sentidos, segundo o dicionário da língua portuguesa, Aurélio, podemos nos referir como “mata que se corta ou derrubada para lenha ou outros fins. Mato fino que cresceu onde foi derrubada a mata virgem. Espécie de cesto fechado ou gaiola de taquara onde se criam ou se alojam provisoriamente capões e outras aves domésticas. Jogo atlético, ou luta, de origem africana, em que os participantes, armados ou não de facas, pau, navalha, disputam com extrema agilidade, servindo-se especialmente das pernas.”
Das definições acima citados a mais comum e a qual referimos é a quarta. O jogo atlético, a luta a dança a brincadeira, o combate, a cultura, o esporte,a manifestação fenomênica inacabável, que segundo Silva(2003, pag.35) teve os primeiros indícios no Brasil colônia, trazidos a força, da África Ocidental, os negros encontravam em seus corpos o refugio para extrapolar seus sentimentos e corporalmente todas as suas indignações e suas revoltas.
Resistindo aos trabalhos forçados os negros deixaram suas marcas na historia, pela eficácia dos seus corpos ágeis, flexíveis e astutos, enfrentando corpo a corpo aqueles que lhes maltratavam e arriscando-se em fuga pela capoeira (mato), quando a fuga era bem sucedida os negros voltavam a fim de libertar outros escravos, porem quando eram recapturados sofriam na pele o castigo do açoite.
Na primeira metade do século XIX, a repressão tornou-se mais violenta aos negros capturados e acusados de capoeiragem eram enviados a marinha em caráter de presídio e cativeiro. Logo a capoeira começou a se expandir e deixar de ser pratica exclusivamente de negros, com tal expansão a lei tornaria-se cada vez mais rígida: agora quando os capoeiras eram presos em desordem, alem da prisão eram sujeitos ao castigo de duzentos açoites. As mínimas condições dadas a estes capoeiristas os tornavam cada vez mais agressores e revoltados, e quando surgiam oportunidades de fuga eles não hesitavam, rápidos e astutos distraiam os que os perseguiam e sumiam na noite. Depois de muita resistência e manifestações, quando 95% dos negros já eram livres, em 13 de maio de 1888, há Princesa Izabel “Aboliu a escravidão no Brasil”, Silva (2003,p.47). Para Areia, (O que é capoeira,p.p.-9) Além dos aspectos positivos da abolição da escravatura, surge um grave problema social: o de não ter onde empregar toda aquela mão de obra provinda do cativeiro. Sem ter condições de trabalho e de sobrevivência os negros vagavam e migravam para os grandes centros urbanos da época e viviam a margem da sociedade. Em meio a tantos conflitos, criaran-se leis que proibiam qualquer tipo de bagunça, especialmente a realizadas pelos capoeiristas. Eram denominadas capoeiristas as pessoas que usavam da agilidade corporal, cabeçadas, chutes e armas, como facas e navalhas. Alem das ações os capoeiristas, eram facilmente identificados por suas características, trajados de calça boca-de-sino, um lenço de seda no pescoço, argola de ouro na orelha e chapéu de borda, seus corpos também eram referencia, pele escura, postura de esportista, sem traços de obesidade e comumente com algum tipo de cicatriz.(Silva,2003,p.49).
Nesta mesma época, no auge da perseguição ao capoeirista, nasce Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, Homem responsável por organizar este jogo e manter as suas tradições ate os dias de hoje, Mestre Pastinha era o defensor da capoeira, que mais tarde começou a ser chamada de Capoeira de Angola, hoje um estilo de capoeira. Neste mesmo período nasce também na Bahia, Manoel dos Reis Machado, um homem forte que gostava de treinos mais duros com aspectos marcial, pretensioso, desde novo já tinha intenção de retirar a capoeira do código penal, em vista disto Bimba criou um novo estilo de capoeira, que chamou de luta Regional Baiana, hoje conhecida como Capoeira Regional.
Justificativa
Pesquisar e analisar a capoeira a partir de um processo didático e pedagógico é buscar compreender uma filosofia que esta sempre em processo de transformação, a capoeira é um fenômeno inacabável que possibilita ao seu praticante expressar-se a partir do movimento.
Inicialmente concluímos que este projeto é relevante para reduzir a evasão escolar, a partir de uma aplicabilidade metodológica, como conteúdo da educação física na formação humana de modo complexo, neste projeto estará reunindo diferentes formas de interpretação da capoeira entre eles, o caráter holístico terapêutico, a fim de propor formas que possibilitem o desenvolvimento humano, em especial as crianças e adolescentes.
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