Portfólio Ergonomia Resumo
Por: Adailton Lima Ferreira Junior • 26/9/2021 • Trabalho acadêmico • 656 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Ergonomia e Ginástica Laboral
Resumo aula prática
Adailton lima Ferreira Júnior
RA: 8083052
Educação Física (Bacharelado)
Turma: DGEFB1802PAMA0S
Prof.: Marilia de Carvalho Almeida
2021
Palmas – TO
RESUMO
O tema abordado é doenças ocupacionais e ginastica laboral de modo que o conteúdo está também ligado de certo modo com a ergonomia, onde a ergonomia trata de adaptar o trabalho ao homem; tendo em vista também seus princípios que são segurança, saude, eficiência e conforto. Doenças ocupacionais, para que possemos entender devemos dentro de seus conceitos e princípios devemos primeiramente entender conceitos de saude doença ao qual doença e um conjunto de alterações especificas que alteram o estado de homeostase de um individuo ao qual sai de sua normalidade e saude é o contrário do exposto onde o organismo este está em homeostase, ou seja, com o funcionamento de seus sistemas normais tanto físicos quanto psíquicos.
Ao trazermos esse conceito de saude para o âmbito de doenças ocupacionais notasse um aumento de doenças do CID F relacionadas a problemas mentais e psicológico gerados em decorrência de seus postos de trabalho.
Temos sempre que observar as dimensões dos trabalhadores pois as doenças ocupacionais afetam o físico o psicológico e o social destes indivíduos dentro de suas atividades.
Onde estas doenças são consideradas “acidente de trabalho” conforme lei 8213/91, artigo 20.
A partir deste entendimento temos as doenças profissionais quais estão ligadas diretamente a atividade que o indivíduo realiza laboralmente já as doenças relacionadas ao trabalho estão ligadas a associação de fatores individuais psíquicos e sociais.
As doenças mais comuns deste contesto são LER E DORTS.
Ao observarmos todas essas alterações temos que ter em mente quem é o responsável por identificar esses fatores? é a ergonomia através de uma intervenção ergonômica.
Dentro destes contextos temos também os riscos ergonômicos que nada mais são que condições que ameaçam a integridade a saude e o bem-estar físico e psicossocial do indivíduo, esses riscos ainda podem ser subdivididos em categorias de fatores de risco.
Onde são classificados em A fatores de riscos individuais e ou pessoais, B fatores de riscos psicossociais e ou organizacionais, C fatores de riscos físicos e biomecânicos.
Tendo isso em mente é possível identificar através de sinais e sintomas doenças ocupacionais como LER e DORTs, sendo de fundamental importância esses conhecimentos pois através da identificação destes sinais e sintomas pode se aí então se desenvolver uma intervenção ergonômica bem planejada e sistematizada.
Essa interação também é dividida em estágios sendo eles 1 identificação de fatores de risco do ambiente como relação a lesão, 2 avaliações dos riscos através de técnicas e métodos, 3controle dos riscos.
...