Portfólio Nutrição e Dietética - Ciclo 3
Por: fagner miguel • 30/4/2019 • Projeto de pesquisa • 489 Palavras (2 Páginas) • 554 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Fagner Miguel Rodrigues Soeiro – 8013692
Portfólio nutrição e dietética
Batatais – SP
2019
Muito além do peso
Uma boa alimentação certamente vem de berço, onde que é na família onde se forma uma base sólida, com hábitos saudáveis para que não chegue ao estágio de obesidade infantil, no entanto a globalização foi mudou esse contexto onde de forma avassaladora a mídia e o marketing alimentar vem tomando esse papel com propagandas e comerciais muitas das vezes associados a figuras conhecida no meio infantil a produtos alimentícios inserido na criança certo vicio em consumir.
O preocupante desse processo que as crianças sabem até o nome dos componentes de salgadinhos, bolachas e doces em geral, mais infelizmente não sabe identificar frutas, verduras e legumes e seus benefícios para sua saúde. A indústria alimentar no geral mascara a pura realidade dos fatos onde não se divulga que o carboidrato pode ser sinônimo de açúcar, que néctar se refere a uma bebida composta de mais açúcar do que suco da fruta e que 0% de gordura trans não significa que o produto esta livre da mesma.
Uma visão dos pais sobre filhos que tem obesidade infantil apontam uma baixa percepção dos mesmos onde o nível socioeconômico e escolaridade influencia diretamente na educação nutricional, foi observado que os pais se preocupam com a saúde dos seus filhos mais o comportamento nas maiorias das vezes não condizem com que eles desejam, dando um mau exemplo na alimentação.
Com fama de guerreiros e capazes de carregar grandes toras de madeiras nas costas a cultura indígena vem si perdendo com o avanço da população, onde chamam a atenção cada vez mais pelo tamanho da barriga. Longe das lavouras tradicionais e da caça, nos supermercados, eles preferem empurrar os carrinhos de compras abarrotados com refrigerante, doces, açúcar, farinha, arroz e macarrão levando suas crianças a maus hábitos.
O papel do educador físico possui uma parcela significativa na disseminação de informações importante às quais servirão como base para a qualidade de vida da criança bem como de sua família, desse modo é necessário que sejamos capacitados a fim de que se possa sobre tudo rastrear e buscar na comunidade através de palestras educativas, inúmeras conversas e visitas domiciliares afim de criar soluções para a obesidade infantil.
Em crianças com necessidades especiais tanto psíquicas como motoras, o assunto é relevante e extremamente complexo, pois somente a intervenção familiar não é suficiente, onde à criança pode adquirir a obesidade facilmente pelo fato do não convívio social onde é privada de brincar e si divertir com outros colegas, sendo assim uma forma tarefa unindo, diversos profissionais em parceria com estado e município para que seja estabelecida essa inclusão em meios legais pela lei, garantindo seus direitos.
Referências Bibliográficas
MELO, F. R. G. de; BUCIOLI, S. A.; SILVA, J. B. da. Nutrição e Dietética. Batatais, SP: Claretiano - Centro Universitário, 2018. Material – Unidade 3.
. Acesso em: 29/04/19
http://www.scielo.br/pdf/rpp/v29n4/25.pdf. Acesso em: 28/04/19
http://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2017/01/16412.pdf. Acesso em: 27/04/19
. Acesso em: 28/04/19
...