RELATO DE EXPERIÊNCIA
Por: robsonfjv • 7/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 371 Visualizações
3 RELATO DE EXPERIÊNCIA
3.1 Relatório das atividades desenvolvidas
A EEFM. Beni Carvalho está situada à Rua Beni Carvalho, 1679, Bairro Nossa Senhora de Lourdes, Aracati-Ce. Foi construída em 1966 pela necessidade de socializar os moradores e dar-lhes melhoria de vida através do saber historicamente construído. Fundada aos 25 dias do mês de outubro de 1967, pelo prefeito Armando Rocha, recebe o nome do imortal Beni Carvalho, jurista e filólogo, um dos memoráveis filhos da terra aracatiense.
Desde sua fundação a escola vem acompanhando o crescimento de nossa cidade e correspondendo a demanda da sociedade aracatiense por educação de qualidade.
Teve como primeira diretora a Professora Stella Moreira de Sousa; a segunda, Professora Norma Ribeiro; terceira, Professora Zeneida Sales Rangel, em seguida, o Professor Jerônimo Muniz Galvão; depois, o Professor Luís Odonil Gomes dos Santos, Professor Francisco Hélio Rodrigues e atualmente a Professora Francisca Joseni Soares de Sousa.
A EEFM Beni Carvalho é constituída por três níveis de ensino: Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA- Médio) e Ensino Fundamental, tendo como anexo a EEF Pompeu Costa Lima Filho, situada no Sítio São José, totalizando 2130 alunos; subdivididos em 1844 alunos no Ensino Médio; 154 no EJA e 132 alunos no Ensino Fundamental.
A EEFM. Beni Carvalho funciona nos turnos: manhã, tarde e noite, dividido em 45 turmas, sendo 17 turmas pela manhã, 15 turmas à tarde e 13 turmas à noite, uma funcionando na comunidade do São Chico com o EJA, dispondo ainda de cinco turmas na EEF Pompeu Costa Lima, atual extensão da EEFM Beni Carvalho.
No longínquo ano de 1982, a EEF Pompeu Costa Lima foi idealizada pela Professora Elsa Mª Porto Costa Lima que vendo crianças do Sítio São José e adjacências em idade escolar e sem uma oportunidade de estudo, com o apoio do seu pai, Sr. Adalberto Costa Lima, transformaram uma casa de farinha em um local de aprender. Com recursos dos idealizadores a escola foi erguida e aberta em 04 de Fevereiro de 1982 e atendia inicialmente a 130 crianças, na pré-escola à 4ª série. A escola foi crescendo à medida que a demanda aumentava. Esta fica situada numa zona tipicamente rural, distante três quilômetros da cidade, em meio a plantas, circunvizinhada por currais e criações de bovinos, bem característico da zona rural. A escola recebeu esse nome em homenagem ao avô da professora Elsinha, idealizadora desse projeto. O Município estabeleceu parceria disponibilizando professores e funcionários bem como recurso material necessário para o funcionamento da escola. Em 1983, através do decreto 16.253 a EEF Pompeu Costa Lima foi criada oficialmente. A escola passou a fazer parte da rede estadual de ensino, mas contando sempre com a parceria da administração municipal de Aracati. O Pompeu foi a 1ª escola do Aracati a implantar o sistema de ciclos de ensino, servindo de escola modelo para o município.
Neste ano de 2009 a escola passou a ser anexa da EEFM Beni Carvalho, no entanto continua com parceria da Secretaria Municipal de Aracati, contando com uma matrícula de 132 alunos da rede estadual e 166 da rede municipal, atendendo uma demanda da pré-escola ao 9º ano.
Para o bom funcionamento, a EEFM Beni Carvalho dispõe de professores estatutários e professores temporários, apresentando ainda, professores em outras atividades pedagógicas, tais como em Laboratório de Informática, Centro de Multimeios, Núcleo Gestor e Professores Coordenadores por Área.
Figura 1: Fachada da Escola
[pic 1]
Fonte: acervo pessoal - 2014
Na sua estrutura física, a escola oferece salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de Ciências (Física, Química e Biologia), uma quadra poli esportiva coberta, organismos colegiados em atuação na escola: Conselho Escolar e Grêmio Estudantil.
Assim, a E.E.F.M. Beni Carvalho tem uma concepção global e interdisciplinar de currículo, da qual faz parte, sobretudo, a crença na pessoa humana. Considerando a valorização das experiências dos alunos, o respeito aos diferentes ritmos e níveis de desenvolvimento/aprendizagem e a importância da construção da autonomia dos alunos, tendo como missão: garantir uma educação formativa que contribua para a preparação de um sujeito crítico, criativo que busque o pleno exercício da cidadania.
Em relação ao futuro, a EEFM Beni Carvalho busca transformar a prática educativa numa vivência de respeito entre toda a comunidade escolar, bem como compromisso com a qualidade de ensino, marcada pela transparência de nossas ações, embasados no respeito, solidariedade, transparência e compromisso.
No atual contexto da realidade brasileira do Estado e do Município, a escola Beni Carvalho se baseia na concepção sócia interacionista, comprometendo-se com uma educação que faça de nosso aluno um cidadão completo, participante de uma sociedade dinâmica, crítico e hábil para transpor os obstáculos que a vida impõe, sem perder o espírito de solidariedade e o compromisso para com o próximo.
Para atingir tais objetivos o trabalho é incansável, baseado em uma proposta pedagógica voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, com um currículo vivo, condizente com a realidade de nossa comunidade.
A EEFM Beni Carvalho trabalha a formação continuada dos professores, coordenadores e funcionários, tendo em vista a melhoria da prática pedagógica e consequentemente da aprendizagem do aluno através dos momentos de planejamento (individual e coletivo por área), utilização do Laboratório de Informática e do Centro de Multimeios.
A escola dispõe de dois Laboratórios Didáticos Fixos Multidisciplinares (Física, Química e Biologia) e Laboratório de Informática. São espaços privilegiados e fundamentais ao desenvolvimento de competências e habilidades sugeridas na atual sociedade. Neles são lotados professores conforme critérios estabelecidos pela SEDUC/CE: Ressaltamos que o Laboratório de Ciências foi construído com recurso oriundo do Prêmio Ciências do Ensino Médio no ano de 2005 (Projeto Intimamente Mulher) que ganhou a premiação máxima do II Prêmio de Ciências do Ensino Médio, realizado pelo MEC, demonstrando o quanto a escola adota estratégias de ensino diversificadas, executando projetos interdisciplinares, tais como: Feira de Ciências; Consciência Negra; Feira Literária; Dia D da Leitura; Semana do Meio Ambiente; Reci Beni; Dança; Teatro; Xadrez que há muito tempo vem despertando o interesse dos alunos em aprender esse jogo que ajuda a desenvolver o raciocínio, desenvolve a concentração, ajuda na formação de postura entre outros aspectos.
A Escola de Ensino Fundamental de Médio Beni Carvalho contribui de forma decisiva para o avanço de nossa sociedade aliando-se às novas tecnologias, interagindo com a sociedade através do que descreve as atividades realizadas no dia-a-dia, demonstrando a todos que a educação é uma chave que abre a possibilidade de se transformar o homem autônomo capaz de modificar a realidade, alterando o seu rumo, provocando as rupturas necessárias e aglutinando forças que garantem a sustentação do espaço onde o novo seja buscado, construído e refletido.
...