Resumo do Artigo - Termoregulação
Por: luispaulo7 • 27/3/2021 • Abstract • 391 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
UEPA - Fisiologia do Exercício
Educação Física - 2018
Discente: Luis Paulo Siqueira Guimarães
Resumo do Artigo - Termoregulação
Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular
No artigo é feita uma exposição de alguns estudos realizados na linha de pesquisa “Adaptações agudas e crônicas do exercício físico sobre o sistema cardiovascular” nos últimos 10 anos. Os estudos são bastante englobados, envolvendo estudos clínicos indo além de experimentação animal, com o propósito de examinar os mecanismos pelo qual o exercício físico agudo e crônico interfere no sistema cardiovascular de indivíduos controle e portadores de diversas cardiopatias e distúrbios metabólicos.
Sobre os efeitos agudos do exercício físico sobre a função cardiovascular, nota-se que agudamente, o exercício físico tem a função hipotensora de relevância clínica, sobretudo aos hipertensos, sugerindo que o exercício é aconselhado no tratamento não-farmacológico da hipertensão arterial. No entanto, há diversas lacunas que precisam ser preenchidas.
Dos efeitos crônicos do exercício físico sobre a frequência cardíaca, em meio as adaptações da frequência cardíaca ao treinamento físico também está a menor resposta taquicardia ao decorrer da prática dos exercícios em mesma intensidade absoluta. Sendo assim, no experimento, observou-se que a menor resposta taquicardia ao exercício físico progressivo em ratos normotensos treinados quando comparados aos sedentários.
Com relação a insuficiência cardíaca, os pacientes apresentaram uma atividade nervosa simpática muscular e fluxos sanguíneos musculares basais diminuídos no decorrer dos exercícios físicos e o estresse mental, comprovando a condição vasoconstritora decorrente da insuficiência cardíaca. Outro resultado importante foi que o fluxo sanguíneo muscular aumentou de forma proporcional à diminuição da atividade nervosa simpática muscular.
Colaborando para o conhecimento acerca da obesidade e para o tratamento de obesos, o grupo estudou as alterações cardiovasculares e seus mecanismos na obesidade humana, além das consequências da dieta hipocalórica e do exercício físico regular. Os resultados do estudo mostraram que, embora a dieta isoladamente provoque a mesma perda de peso corporal que a dieta associada ao treinamento, constatou-se que a perda ocorria em função da perda de massa gorda e também da massa magra.
O estudo dos efeitos do exercício na insuficiência cardíaca e obesidade, contribuiu para a área de fisiologia do exercício, acerca dos conhecimentos sobre o controle neuro vascular nessas doenças. Dessa forma, os resultados alcançados colaboraram para o avanço da pesquisa nessa área do conhecimento, já que confirmaram que o exercício físico é eficaz na diminuição da hipertensão arterial em indivíduos hipertensos.
...