A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos
Por: AALMEIDA • 11/10/2015 • Artigo • 715 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
NOME | Aline de Carvalho Almeida Damaceno |
RA | 8098936015 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora ( Lidiane Pires Lopes).
Anhanguera Educacional
ANO
2015
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica” (utilize no mínimo 15 e no máximo 20 linhas)
Introdução
É o direito de cada cidadão ter acesso á promoção, proteção e recuperação do bem – estar físico, mental e social, do individuo , através da oferta dada pelo Estado, de serviços públicos de acesso universal e igualitário.
A oferta, pelo Estado, de serviços de prevenção e promoção da saúde é concretização de direitos sociais, quando muitas das vezes há desigualdades sociais e saúde precária.
A saúde se faz necessário para com o individuo devendo ser considerada como a premissa básica na cidadania do ser humano, englobando como um todo a qualidade de vida, por ser um direito fundamental e dignidade humana de qualquer pessoa é um dever do Estado.
O direito a saúde faz parte dos direitos sociais, direito esse que se da por um financiamento de impostos pagos pela população o que se faz um dever do Estado oferecer um atendimento em redes publicas com dignidade em bom estado garantindo tudo o que cidadão precise, da melhor forma que for preciso.
Mas infelizmente não é o que acontece, onde muitas das vezes na fila do SUS um cidadão que paga seus impostos, precisa de medicamento e por falta de tal pode vir a óbito ou até mesmo atrapalhar seu tratamento.
Vivemos numa democracia com desigualdades, políticos corruptos que extraviam o dinheiro publico, da nossa população. Muitos cidadões, muitas vezes leigos não sabem correr atrás de seus direitos, tudo isso se classifica em uma única palavra desigualdade social e falta de informação.
Considerações Finais
A saúde conforme a constituição Brasileira se fosse colocada em pratica, como cidadão poderia dizer que teria sempre um lugar para ser atendido, mas como cidadão sei que essa e uma triste realidade de que a saúde com qualidade em todos os sentidos é sim direito de todos, não como deveria ser, devido falta de medicamentos, tratamentos isso é um desrespeito para com o cidadão.
http://carollinasalle.jusbrasil.com.br/artigos/112172281/o-meio-ambiente-como-um-direito-fundamental-da-pessoa-humana
http://escola.mpu.mp.br/dicionario/tiki-index.php?page=Sa%C3%BAde
...