A GESTÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMEGEM
Por: yarlisson Pereira • 12/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.395 Palavras (6 Páginas) • 273 Visualizações
FACULDADE DO MARANHAO
ENFERMAGEM
DISC: GESTÃO DE SERVIÇOS DE ENFERMEGEM
PROF: ANA CRISTINA
ALUNO: YARLISSON CUNHA
ATIVIDADE 1 e 2: AUDITORIA EM EMFERMAGEM/ SUPERVISÃO EM ENFERMAGEM
Trabalho realizado e entregue a disciplina de Gestão de serviços de enfermagem para obtenção de nota do 7º período.
SÃO LUÍS
2020
- O que vem ser Auditoria em Enfermagem?
De acordo com o capitulo, Auditoria em Enfermagem é a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e/ou das próprias condições deste. Em definições de outros autores, de forma simplificada é "a comparação entre a assistência prestada e os padrões de assistência considerados como aceitáveis".
- Quais os principais benefícios da auditoria em enfermagem?
-Para os que recebem essa auditoria, ou seja, clientes/pacientes: o benefício seria a possibilidade de receber uma assistência de melhor qualidade, a partir de um serviço oferecido de maneira mais segura e eficaz;
-Para a equipe de Enfermagem: através da auditoria podem fazer uma avaliação dos aspectos positivos e negativos da assistência prestada; fornece desenvolvimento profissional; Permite levantamento dos problemas de enfermagem e as diversas condutas adotadas para cada um deles, e o grau de resolutividade destas.
- Para a instituição; os principais benefícios da auditoria em enfermagem, é o fato de ser um meio de verificar o alcance dos seus objetivos, constituindo base para a continuidade da programação e forma de auxiliar no controle de custos.
3. Descreva os requisitos necessários à instalação de um processo de auditoria em enfermagem.
Não diferente de outras, a auditoria em enfermagem necessita de alguns pilares bases durante seu processo de instalação, e estes podem descritos como:
- Recursos humanos com adequado treinamento técnicos e capacidade como auditor. Esses elementos formarão uma comissão, que deverá reunir-se periodicamente, mantendo um processo contínuo e permanente./ - Filosofia e estrutura administrativa compatíveis com a proposta da enfermagem, a qual se constitui em planejar, implementar, coordenar e controlar suas atividades com o objetivo de oferecer melhor assistência ao paciente./ - Padrão de assistência desejado, estabelecido e conhecido por todo o pessoal do serviço de enfermagem, pois o padrão da qualidade do serviço pode ser referido como bom ou não desde que comparado a um padrão preestabelecido (ou seja, o que significa assistência de enfermagem para aquela instituição). É importante ressaltar que a existência de padrões não condizentes com a realidade local limita, se não inutiliza, todo o processo/ - Instrumentos contendo os itens que deverão ser observados na auditoria.
4. Quais os dois tipos de auditoria em enfermagem?
-Auditoria retrospectiva: É a auditoria feita após a alta do paciente, em que se utiliza o prontuário para avaliação; portanto, os dados obtidos não reverterão em benefício deste paciente diretamente, mas sim para a assistência de maneira global. Também tem a desvantagem de não permitir saber-se o que foi feito e não foi anotado.
-Auditoria operacional ou concorrente É a auditoria feita enquanto o paciente está hospitalizado ou em atendimento ambulatorial, e pode ser realizada das seguintes maneiras: exame do paciente; entrevista com o próprio funcionário após os cuidados prestados; avaliação feita pelo paciente e sua família; pesquisa junto à equipe medica, verificando o cumprimento da prescrição.
5. Com que limitações a auditoria em enfermagem deve ser considerada?
- A auditoria não tem finalidade punitiva, ela verifica o cuidado, detecta erros e os analisa quanto a sua natureza e significado. Fornece possíveis indicadores de padrões ou tendências, assim como subsídios para a modificação de procedimentos e técnicas que são de responsabilidade administrativa./ - A auditoria não tem como objetivo primordial a melhoria dos registros de enfermagem, mas sim a melhoria da assistência ao paciente, embora a partir dos resultados possam ser sugeridas ações no sentido de melhorar os registros./ - A auditoria não tem por finalidade avaliar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. Na enfermagem, por exemplo, a avaliação de desempenho é um processo frequentemente adotado para avaliação do desempenho individual dos elementos que compõem a equipe de enfermagem. Já para a avaliação dos resultados do desempenho de um grupo específico, por exemplo, de uma unidade de internação, é utilizada a avaliação do próprio processo, método ou programa de assistência de enfermagem proposto e adotado por esse grupo.
6. Qual a importância da função supervisão na prática da enfermagem?
A importância se faz uma que a supervisão exerce uma grande influência da qual é fundamental da organização, como por exemplo, a rotatividade dos funcionários, moral de trabalho da equipe, produtividade e a qualidade do serviço exercido, a prestação de assistência eficaz. Além de fazer avaliação dentro da coordenação exercida pelo próprio enfermeiro, o que garante um feedback positivo entre supervisor e supervisionado.
7. Que atividades devem ser desenvolvidas pelo enfermeiro supervisor? .
-Discussão das convicções, valores e objetivos do serviço de enfermagem; /caracterização da clientela atendida; /identificação das necessidades de assistência de enfermagem; /planejamento e desenvolvimento das ações de enfermagem segundo os critérios e as prioridades definidas; /avaliação da qualidade da assistência de enfermagem prestada; /previsão e provimento de recursos humanos, materiais, físicos e orçamentários necessários ao desenvolvimento das atividades de enfermagem; /identificação das necessidades de orientação e treinamento dos funcionários; / orientação e avaliação dos funcionários durante a execução das atividades; /planejamento, execução e avaliação de programas de desenvolvimento de pessoal; /elaboração, implantação e avaliação de normas, procedimentos, rotinas e manual do serviço de enfermagem; / manutenção de um sistema de informação eficiente; /prevenção de situações problemáticas; /promoção da integração do pessoal de enfermagem e manutenção de estratégias para sua motivação; / estabelecimento, utilização e avaliação de métodos de trabalho; /outras atividades específicas às diferentes realidades das instituições e serviço de enfermagem.
...