A Implantação do Procedimento Operacional Padrão nas Ações do 5º dia
Por: Priscilla Carvalho • 8/7/2019 • Trabalho acadêmico • 4.040 Palavras (17 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS
Curso de Graduação em Enfermagem
Implantação do Procedimento Operacional Padrão nas Ações do 5º dia no Centro de Saúde Santa Maria
Ana Luiza Pereira Chavis
Isabela Torres Magalhães
Letícia Neves Vieira Costa
Paula Caroline Silva
Priscilla Ferreira Carvalho
Vanessa Miranda Lima
Belo Horizonte
2010
Ana Luiza Pereira Chavis
Isabela Torres Magalhães
Letícia Neves Vieira Costa
Paula Caroline Silva
Priscilla Ferreira Carvalho
Vanessa Miranda Lima
Implantação do Procedimento Operacional Padrão nas Ações do 5º dia no Centro de Saúde Santa Maria
Trabalho Interdisciplinar apresentado às disciplinas de Estágio Supervisionado I e Gestão em Saúde I do curso de graduação em Enfermagem do sexto período da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais sob a orientação das professoras Maria Neuza e Valéria Medeiros.
Belo Horizonte
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................ 4
2 OBJETIVO ................................................................................................. 6
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA........................................................................ 7
4 METODOLOGIA.......................................................................................... 12
5 DIAGNÓSTICO SITUACIONAL................................................................... 13
5.1 Planejamento estratégico........................................................... 15
5.2 Potencialidades X Fragilidades.................................................. 16
5.3 Mapa de Prioridades................................................................... 17
5.4 Análise da causa do problema e dos seus efeitos no serviço..........18
5.5 Correlação entre as causas do problema e as possíveis soluções..21
6 PLANO DE AÇÃO .................................................................................................22
7 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...........................................................................23
1INTRODUÇÃO
A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações. (BRASIL,2004).
A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários.
O atendimento é prestado pelos profissionais das equipes saúde da família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios. Essa equipe e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação, o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias na comunidade.
Dentre as atribuições do PSF, encontra-se inserida a atenção a saúde da criança no 5° dia de vida, envolvendo o binômio mãe/filho, como normatizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais através do manual Viva Vida.
A assistência à criança se baseia na promoção da saúde, prevenção, diagnóstico precoce e recuperação dos agravos à saúde. O acompanhamento programado do crescimento e desenvolvimento, complementado por atividades de controle das doenças prevalentes, como diarréia e afecções respiratórias agudas e pelas ações básicas, como estimulo ao aleitamento materno, orientação alimentar e imunizações, contribui para promoção de uma boa qualidade de vida. Para isso, torna-se imprescindível o esforço e conjunto da família, da equipe e das diversas organizações governamentais ou não.
A enfermagem exerce papel fundamental nas ações do 5° dia, cuja responsabilidade é ter conhecimento de todas as gestações de sua equipe, inclusive das gestantes que realizam seu pré-natal em outro serviço de saúde, avaliar e acompanhar sistematicamente as mulheres em todo seu período de gestação, realizar busca ativa das faltosas, orientar e prestar assistência ao paciente com segurança, responsabilidade e respeito, buscando periodicamente atualização técnico- cientifico.
É de competência do enfermeiro capacitar a sua equipe quanto a importância da realização correta das ações do 5° dia, para que estas sejam resolutivas e eficazes.
...