A Saúde da Mulher
Por: Nat26 • 20/5/2016 • Seminário • 4.258 Palavras (18 Páginas) • 646 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO
Adriana Carvalho
Natália Oliveira de Jesus
Terezinha M. R. Bianchet
ESTUDO DE CASO: PARTO HUMANIZADO
CARAGUATATUBA-SP
2014
Adriana Carvalho
Natália Oliveira de Jesus
Terezinha M. R. Bianchet
ESTUDO DE CASO: PARTO HUMANIZADO
Trabalho apresentado no Centro Universitário Módulo, no 9º Semestre noturno de Enfermagem como avaliação parcial do Estágio Curricular Supervisionado, na disciplina Saúde da Mulher, ministrado pelo Profª. Leandra do Amaral
CARAGUATATUBA-SP
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
2.2 Objetivos específicos
3 MÉTODOS
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 Descrição da patologia
4.1.1 Conceito
4.1.2 Etiologia e incidência
4.1.3 Fisiopatologia
4.1.4 Classificação
4.1.5 Sintomatologia
4.1.6 Diagnóstico
4.1.7 Tratamento
4.1.8 Complicações
4.2 Assistência de enfermagem
4.2.1 Preventiva
Ação direcionada a toda mulher grávida ou com pretensão de engravidar
4.2.2 Curativa
4.3 Descrição do estudo de caso
4.3.1 Histórico e exame físico
4.3.2 (SAE) Diagnósticos de Enfermagem segundo (NANDA, 2009-2011).
4.3.3 Estudo dos exames
4.3.4 Terapêutica medicamentosa
4.3.5 Impressões do profissional quanto à evolução do indivíduo
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo abordará o tema, Parto Humanizado. Para a realização deste trabalho foi utilizado como base de estudo uma paciente puérpera da Casa de Saúde Stella Máris do Município de Caraguatatuba. Foi realizado um levantamento do histórico médico, prescrição médica e condutas realizadas durante o parto normal (PN) do prontuário da paciente com enfoque na sistematização de enfermagem, realizando sua anamnese, exame físico, observando as principais queixa da paciente em questão assim como vantagens/problemas apontados pela literatura sobre o PN e suas várias maneiras de procede-lo. Sempre com base na realização do plano de cuidados e prescrições de enfermagem.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral
Pesquisar sobre os tipos mais comuns de Parto Normal
2.2 Objetivos específicos
- Levantamento bibliográfico sobre o Parto Normal;
- Fatores que interverem na decisão por via de parto;
- Humanização do parto;
3 MÉTODOS
Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico sobre os tipos de partos normais mais freqüentes na área hospitala onde utilizaremos como exemplo um levantamento de dados feito com uma paciente puérpera da Casa de Saúde Stella Máris, do Município de Caraguatatuba, seguido de um estudo no prontuário da mesma. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2014, durante o estágio curricular supervisionado por meio de um diálogo prévio com a mãe da paciente, a qual autorizou a realização deste estudo, bem como a divulgação do mesmo. As revisões literárias foram obtidas através de livros, artigos científicos e levantamentos realizados por meio de sites eletrônicos.
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 Descrição da patologia
O parto normal sem dúvida é a maneira mais natural do bebê chegar ao mundo, porém as mulheres têm insegurança e medo devido à dor, mas sabemos que hoje em dia é possível ter um parto normal sem dor, através de diversas alternativas, podendo ser por métodos farmacológicos (anestesia) ou por métodos alternativos como banho de imersão, caminhar, massagens, acupuntura e outros.
Em relação à escolha do parto que é indicado para cada gestante, é um processo que gera dúvida por estas mulheres e seus familiares que estão passando por essa face, que fazem parte da vida ativa, focando o senso de comprometimento e responsabilidade das partes envolvidas.
É fundamental que a gestante tenha orientações e informações da equipe de saúde durante o Pré-Natal, em relação os tipos de partos que podem ser realizados, para que nesse período da gestação as mulheres se sintam mais seguras e apresentem opiniões próprias que lhe possibilite a certeza que o bebê nascerá com saúde. Além do mais a informação é o meio mais eficaz para melhorar o processo de tomada de decisão na escolha pela via do parto, considerando que o parto normal traz benefícios tanto para mãe, quanto para o bebê, dessa forma, se torna cada fez mais importante trabalhar esse aspecto no decorrer da gravidez.
...