A Sociologia e o Mundo Moderno – Octavio Ianni - 1989
Por: beatriz marques • 11/5/2017 • Resenha • 399 Palavras (2 Páginas) • 3.850 Visualizações
Em seu texto A sociologia e o mundo moderno, Octavio Ianni inicia contando que a Sociologia nasce simultaneamente com a Modernidade. Além disso, ele relaciona a Sociologia como uma ciência e o Mundo Moderno que apesar de estar apensas se desenvolvendo, encontrava-se em meio à várias crises: econômica, social, política, financeira, todas vinculadas ao capital advindo do novo conceito que estava se encaixando na nova realidade da sociedade: a globalização. Na metade do século 19, a Sociologia visava inovar e renovar seus ideais e conceitos para “compreender” o novo mundo.
O autor afirma que alguns filósofos e pensamentos filosóficos contribuíram para as ciências sociais, sobretudo para a Sociologia. Autores como Comte, Durkheim, Weber e Marx, sociólogos, dedicaram-se a Sociologia usando as ciências físicas e naturais como base de estudo e criando novas fontes de estudo para acompanhar a dinâmica dos fatos.
Ianni aborda em seu texto a existência de tendências e teorias, onde todos os estudos feitos pela Sociologia. Eles enquadravam parte ou toda sociedade nesses estudos, definindo um caráter científico ao estudo da Sociologia.
Existem 3 princípios explicativos para a sociedade ser do jeito que é. São eles: princípio da causação funcional de Durkheim, princípio da conexão de sentido de Weber e Princípio da contradição fundamental de Marx.
Apesar da dificuldade, o autor tenta definir um tema para servir de base para o estudo da Sociologia. “Sociedade e Comunidade” está entre um dos temas bem definidos na Sociologia. “Ordem e Progresso” de Comte, também é um tema bastante recorrente, contudo, o tema que “Multidão” com suas várias correntes se mostra como sendo um dos principais temas do estudo da Sociologia como ciência.
A Modernidade chegou desafiando o homem, abalou pensamentos, sua postura e por consequência seu credo, afinal, Deus não era mais o soberano a quem não se podia duvidar ou questionar. A razão passou a ser a principal “arma” do homem e o que passou a mover a sociedade.
Como tudo era novo, o homem se viu perdido diante da “multidão”, uma vez que essa multidão se tratava das novas mudanças: urbanização, globalização.
A Sociologia mostrou-se como uma forma fundamental para compreender o presente através do estudo do passado. Ela foi fundamental para o entendimento das revoluções que ocorreram e para o entendimento da evolução do homem, deixado de lado o “sobrenatural, abstrato” e passando a contar com a razão.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
A Sociologia e o Mundo Moderno – Octavio Ianni - 1989
...