TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visita Técnica Lar de Idosos

Por:   •  6/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  1.446 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório

A minha contribuição para a realização do trabalho foi a ajudar nas pesquisas, participar das reuniões do grupo sobre a execução do trabalho.

Todo esse trabalho me agregou muito conhecimento sobre alguns aspectos que não tinha conhecimento, em relação aos idosos, como funciona os asilos, como as pessoas idosas são tratadas, quem tem a qualificação de ter esse cuidado com os idosos, que infelizmente no Brasil, existem muitos maus tratos pelos próprios cuidadores dos asilos, para com os idosos, é necessário passar por toda uma experiência até efetuar tal função nos asilos, eu tinha um pensamento um tanto preconceituoso em relação aos asilos, sempre me pareceu algo vazio, sem cuidados, um lugar que não tinha afeto, e sim um meio de abandono daqueles idosos que ali estão, e através do trabalho eu tive a honra de obter toda essa sabedoria, e reverter esse meu pensamento que não era baseado em nenhum conhecimento, apesar de que existirem sim infelizmente muito abandono das famílias, o asilo também é uma forma de dar um lar e um cuidado especial para aqueles que não tem família, nos asilos os idosos se divertem, tem cuidados especiais, e aprendem ainda mais, voltam a ser uma criança que vai a creche, infelizmente muitos asilos tem condições muito precárias, muitos não conseguem dar tanta assistência quanto deveria, sobrevivem de doações e caridades entre as comunidades, o que é muito preocupante, pois todos nós seremos idosos um dia, por isso devemos sempre respeitar, ajudar e priorizar os mais velhos, temos que tratar como gostaríamos de ser tratos quando chegarmos nessa faixa etária tão vívida e especial.

Eu contribui com a criação e consolidação dos slides, realizei pesquisas sobre o tema proposto, levantei questionamentos sobre como poderíamos a bordar o tema, participei ativamente no grupo criado para tratar desse trabalho.

Essa atividade proposta pela docente Maria de Fátima Cardoso, fez com que eu obtivesse um olhar mais amplo em relação aos idosos na sociedade, os via como uma parcela da população esquecida e não muito valorizada, mas pude observar que são além do que vemos a olho nu, são pessoas alegres, algumas possuem frustrações, sente saudades, parcialmente algumas se encontram debilitadas mas sempre com aquele olhar positivo e com uma tamanha essência a qual nos faz refletir sobre o que de fato sentimos, o que somos, quais nossos propósitos etc.

Eu, juntamente com outra integrante do grupo realizamos uma visita no Lar Maria Luiza, ás 10:00 horas, do dia 02/05/19, chegando lá não tivemos êxito, depois de ter ligado e agendado, as pessoas disseram que não nos ajudariam com a tarefa, mas nos indicaram outro local ali próximo o abrigo São Francisco de Paula, localizado no caminho de Areia número 215. Chegando lá fomos bem recebidas, fizemos algumas perguntas sobre o funcionamento do local, da assistência aos idosos, a gerente do local nos atendeu gentilmente naquilo que foi possível, fizemos algumas fotos nossa e do ambiente e também levamos algumas doações enviamos todo este material para a líder da equipe no momento para ser colocado nos slides. Também entreguei a mesma livros que falam da assistência ao idoso, cartão de vacina, folder tudo para compor o trabalho.

Quanto ao aprendizado, achei que seria mais difícil lidar com pessoas que não conhecemos de cursos diferentes, o direito, no início pensava como íamos lidar com tudo isso pois achava os meninos do direito fechados, sisudos, até comentei com a colega, será que já por conta da profissão que escolheram? Mas graças a Deus deu tudo certo e depois da campanha da vida (suicídio), fiquei surpresa, total interação, basta se dedicar, se esforçar um pouco e podemos extrair o que há de melhor em nós. Agradeço a professora a experiência, pois aprendi muito.

visitei o abrigo lar coração de Jesus que fica na cidade de São Sebastião do Passé -BA, fui bem recepcionado por todos, fiquei bastante emocionado com as histórias que ouvir e com as pessoas que pude conhecer. Percebi o estímulo que o lar tem com as visitas para com os idosos e notei que eles realmente precisam de total atenção e compreensão, gostam de receber pessoas novas, saí da rotina, se socializarem e saberem que ainda se importam. Alguns não se animaram muito, porém, em sua maioria foram bastante simpáticos e acolhedores. Umas das responsáveis pelo lar me informou que eles estão precisando de ajuda e aceitam doações seja de alimentos, mas o que realmente faz falta no momento são fraldas geriátricas tamanho G.

Gostei muito do trabalho, irei me policiar e ficar mais atento quanto aos idosos, seja quanto aos que estão fora quanto aos que estão dentro do lar, e, como prometi retornarei com muito bom gosto ao Lar coração de Jesus.

No dia 24 de Maio de 2019, será apresentado por este grupo no Sarau organizado pela professora Maria de Fátima Cardoso, o trabalho sobre a Assistência ao Idoso, onde fiquei responsável pelo vídeo de reflexão através da imagem. O vídeo será composto por fotos dos componentes, numa transição para a velhice, auxiliei na construção dos slides e fiz pesquisas sobre o tema proposto inclusive o estatuto do idoso.

Ao me deparar com a pesquisa onde pretendia construir algo que refletisse na nossa própria imagem, propondo o amor ao semelhante como a nós mesmos, se colocar na posição desses que precisam de acolhimento, amor e atenção. A Assistência ao Idoso, não é dever apenas do estado, é um dever de todos nós como seres sociais. Cuidar do idoso é cuidar do nosso próprio futuro.

Visitei o lar para idosos São Francisco de Paula e me assustei com a situação que levam os idosos a morar nestes locais. Quase que sua totalidade são abandonados pelos familiares, onde poucos são os que visitam periodicamente para saber sobre sua situação, conforme exposto pelo Jorge, responsável pela casa, existem situações em que entregam até mesmo o cartão do benefício e não aparecem mais. Alinhado a situação da família está a discriminação da sociedade com o desrespeito aos idosos e seus direitos e a falta de amparo pelo Estado que deveria assegurar e proteger os direitos dos idosos que estão estabelecidas na lei. Vale ressaltar que este lar não foi fechado devido a intervenção dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com