AFECÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO DPOC; ASMA; BRONQUITE AGUIDA; PNEUMONIA; INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
Por: douglaskelvin • 23/11/2016 • Trabalho acadêmico • 991 Palavras (4 Páginas) • 2.753 Visualizações
COLÉGIO BOM JESUS
Disciplina: Clínica Médica
Professora: Lúcia
Curso Técnico em enfermagem
Alunos: Nobody
.
AFECÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
DPOC; ASMA; BRONQUITE AGUIDA;
PNEUMONIA; INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA
Palhoça, 2015
CASO CLINICO DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
Paciente João José da Silva, de 71 anos é admitido na área da emergência do Hospital Celso Ramos dia 02/02/2015 com história de dispneia e tosse produtiva há aproximadamente 5 dias. Acompanhante relata episódios febril no dia anterior à consulta, além de diminuição das atividades diárias e bastante sonolência. Paciente possui histórico de tabagismo há aproximadamente 40 anos.
Foram realizados exames de Espirometria, raio x, gasometria e TC do tórax (tomografia computadorizada). Através desses exames ficou constatado enfisema pulmonar, uma das causas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Após identificado a doença, iniciou-se o tratamento do paciente, com terapia medicamentosa com broncodilatadores, corticoides, oxigênioterapia e antiflamatórios.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), é uma doença que, como o próprio nome diz, acomete os pulmões e causa dificuldade para respirar. É causada, principalmente, pelo cigarro. A DPOC tem dois componentes, o enfisema pulmonar - que é a destruição dos alvéolos, e a bronquite crônica – a inflamação dos brônquios.
[pic 1]
CASO CLINICO DE ASMA
Paciente, de 15 anos de idade, Juventino da Silva, deu entrada no dia 15/05/2015 no Hospital Regional de São José, com muita tosse, sudorese e taquicardia, acompanhado de sua mãe, a qual relatou que ele estava brincando com seu cachorro, quando começou a apresentar os sintomas acima.
Após o relato foram realizados os seguintes exames, espirometria, gasometria, exame de escarro e história pregressa do indivíduo, ficou constatado que o jovem possuía Asma.
Iniciaram-se então os tratamentos, com oxigenoterapia, broncodilatadores. Corticoides, reabilitação pulmonar e exercícios respiratórios.
ASMA
[pic 2]
CASO CLINICO DE BRONQUITE AGUDA
Paciente do sexo feminino, 68 anos, branca, referindo tosse produtiva com escarro hialino e dispneia aos médios esforços há mais de 20 anos. Há 2 meses apresentou piora da dispneia, manifestando-a ao repouso e em posição ortostática. Negava febre e alteração da tosse. Tabagista de um maço por dia há 60 anos; referia dois episódios de pneumonia, sendo o último há 2 semanas (com tratamento domiciliar). Negava hipertensão arterial sistêmica e uso de medicamentos.
Foram realizados exames clínicos Raio X e espirometria, ficou constatado bronquite aguda.
Os cuidados de enfermagem foram realizados com broncodilatadores, antibióticos, corticoesteóides e oxigenioterapia. Além disso, ficou sugerido à paciente repouso em ambiente arejado e limpo ingestão de líquidos evitar o fumo, oferecer uma dieta nutritiva e umidificar o ambiente de repouso.
BRONQUITE AGUDA
Inflamação dos brônquios, geralmente pode ser associada com o vírus ou infecção bacteriana. A bronquite se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanente inflamados e contraídos. São crises mais curtas com duração de uma ou duas semanas.
[pic 3]
CASO CLINICO DE PNEUMONIA
Paciente com Felisberta da Silva de 6 anos deu entrada no Hospital Infantil Joana de Gusmão no dia 22/09/2015 apresentando febre de 39°C, dispneia, calafrios, vômitos e tosse seca, sua mãe relata que já estava apresentando estes sintomas há dois dias.
Através do exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax constatou que a paciente apresentava pneumonia provocada por bactérias. Foram realizados os seguintes tratamentos, antibiótico especifico, antitérmico e analgésico, oxigenioterapia, fisioterapia respiratória, hidratação oral, nutrição hipercalórica e hiperproteica e repouso no leito.
...