ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC
Por: Gisele Fabiane Zimmermann • 21/7/2020 • Trabalho acadêmico • 4.322 Palavras (18 Páginas) • 230 Visualizações
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC
FABIANA GONCALVES
GISELE FABIANE ZIMMERMANN CUSTODIO
KATIA PRISCILA MENDES
KELIANE OLIVEIRA
CURSO DE ENFERMAGEM – 7ª FASE
Pneumonia Adulto e Pediátrico
JOINVILLE
2020
FABIANA GONCALVES
GISELE FABIANE ZIMMERMANN CUSTODIO
KATIA PRISCILA MENDES
KELIANE OLIVEIRA
Pneumonia Adulto e Pediátrica
Seminário Integrado do Sistema Respiratório
Orientadora:
Mestra Lidiane Ferreira Schultz
Drª Rosilda Veríssimo Silva
JOINVILLE
2020
SUMÁRIO
,
1 CONCEITO 4
1.1 Pneumonia Adulto 4
1.2 Pneumonia Infantil 4
1.3 Pneumonia adquirida na Comunidade ( PAC) 4
1.4 Pneumonia Hospitalar 4
1.5 Pneumonia por Aspiração 5
1.6 Pneumonia a associada à Ventilação Mecânica (PAV) 5
1.8 Pneumonia Bacteriana 5
2 INCIDÊNCIAS 6
2.1 Incidência Adulta: 6
2.2 Incidência Pediátrica: 6
3.FATORES DE RISCO 7
3.1 Fatores de Risco Adulto 7
3.2 Fatores de Risco Pediátrico 7
4.FISIOPATOLOGIA / QUADRO CLÍNICO 7
4.1 Quadro Clínico Adulto 7
4.2 Quadro Clínico Pediátrico: 8
5 PREVENÇÃO 8
6 TRATAMENTO 8
7 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 9
8 CUIDADOS DE ENFERMAGEM 10
9 RESULTADOS ESPERADOS 11
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
Neste estudo será abordado a Pneumonia, que é uma doença que continua sendo a principal causa de morte de crianças, adultos e idosos. Dados da Organização Mundial de Saúde ( OMS), mostram que é a patologia que mais mata crianças de 0 a 5 anos, superando a soma das mortes por malária, ebola, tuberculose, zika e HIV. Aproximadamente 1,6 milhões de pessoas perdem a vida em função desta doença anualmente. Já com relação ao Brasil, dados fornecidos pelo Datasus, indicam que o problema foi responsável por 144.661 internações e 908 mortes de crianças desta faixa etária, entre janeiro e setembro de 2016 aos idosos de janeiro a setembro de 2016, conforme o Datasus, a pneumonia nesta parcela da população resultou em 181.902 internações e 34.726 mortes. Diante disso abordaremos o conceito de pneumonia, sua incidência nos adultos e nas crianças, seus fatores de risco, pessoas mais sucessíveis,a fisiopatologia, quadro clínico, como prevenir ou minimizar as ocorrências,o tratamento desenvolvido, além dos cuidados e diagnóstico de enfermagem.
Os altos índices de óbitos, de hospitalização e os altos custos envolvidos e o impacto na saúde pública mundialmente, nos mostra a importância de abordarmos este assunto.
1 CONCEITO
Segundo o Ministério da Saúde a pneumonia é uma infecção nos alvéolos pulmonares e todos os tecidos ao seu redor, é a causa mais comum de mortes no mundo ,e também torna-se um agravo em outras doenças.
1.1 Pneumonia Adulto ,
É uma inflamação do parênquima pulmonar causado por diversos microrganismos, contendo bactérias, micobactérias, fungos e vírus. É uma inflamação do trato respiratório inferior, com significativo impacto nas taxas de morbidade. A pneumonia mais comum é pneumonia adquirida na comunidade (PAC), a qual ocupa o terceiro lugar como causa de mortalidade em nosso meio, além da pneumonia adquirida no hospital (PAH), pneumonia por aspiração e pneumonia adquirida por ventilação mecânica (PAVM).
1.2 Pneumonia Infantil
É uma infecção do parênquima pulmonar, é comum sua ocorrência na infância. Clinicamente a pneumonia pode ser decorrente devido a complicações de outra patologia, ou também pode ter sua ocorrência como doença primacial. As manifestações clínicas dessas patologia podem variar, dependendo do agente etiológico e da faixa etária de cada criança, desde a reação sistêmica da criança a infecção, da amplificação das lesões e do estágio da oclusão brônquica e bronquiolite. Identifica se o agente causador através da história clínica da criança, idade, histórico geral da saúde, exames laboratoriais, exame físico e radiografia de tórax.
1.3 Pneumonia adquirida na Comunidade ( PAC)
A pneumonia adquirida na comunidade pode sobrevir de duas maneiras, tanto na comunidade, ou após as primeiras 48 horas posteriores a uma hospitalização. O S. Pneumoniae ( pneumococo), é a causa mais comum da PAC em pessoas com menos de 60 anos sem patologias prévias, e em maiores de 60 anos portadores de comorbidades (Wunderink e Biedermann, 2012).
1.4 Pneumonia Hospitalar
A pneumonia hospitalar tem início após 48 horas da admissão do cliente, e não parece estar incubada nesse momento. Alguns fatores contribuem para que esse cliente adquira esse tipo de pneumonia, como o fato dele ser portador de uma doença aguda ou crônica grave, devido ao comprometimento das defesas do hospedeiro, hospitalização prolongada, desnutrição, colocação em decúbito dorsal e aspiração, hipotensão, e outros. Os microrganismos geralmente responsáveis por esse tipo de pneumonia envolvem as espécies de Enterobacter, Escherichia coli, H. influenzae, Klebsiella, Proteus, Serratia marcescens, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus sensível a meticilina ( MRSA) ou resistente a meticilina ( MRSA) e S. Pneumoniae.
...