Assistência De Enfermagem Á Saúde Da Criança, Do Adolescente, Do Idoso E Do Trabalhador
Por: moanepaim • 1/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.438 Palavras (10 Páginas) • 105 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ENFERMAGEM
ADILEIA ARAUJO DA SILVA
FÁBIO VIANA CORDEIRO
JAMILE PEREIRA SILVA
MATHEUS SANTOS BARBOSA
PAULO PEREIRA SOBRINHO
ROSE MARY MELO PAIM
VARNEY SOUSA DE ALMEIDA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
“ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE, DO IDOSO E DO TRABALHADOR”
Vitória da Conquista
2021
[pic 3]
ADILEIA ARAUJO DA SILVA
FÁBIO VIANA CORDEIRO
JAMILE PEREIRA SILVA
MATHEUS SANTOS BARBOSA
PAULO PEREIRA SOBRINHO
ROSE MARY MELO PAIM
VARNEY SOUSA DE ALMEIDA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
“ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE, DO IDOSO E DO TRABALHADOR”
Trabalho apresentado ao Curso Enfermagem – 7º Semestre da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para as disciplinas: Urgência e Emergência; Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente; Saúde do Trabalhador; Enfermagem na Saúde do Idoso.
Professores: Danieli Garbuio Tomedi; Angélica da Mata Rossi; Dayane Aparecida Scaramal; Franciely Midori Bueno de Freitas.
Tutor à Distância: Gustavo Marino Ferreira Sorgi
Tutor Presencial: Kalyne
Vitória da Conquista
2021
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5
2.1 DESAFIO 1.............................................................................................................5
2.2 DESAFIO 2.............................................................................................................6
2.3 DESAFIO 3.............................................................................................................7
2.4 DESAFIO 4.............................................................................................................8
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
A enfermagem é uma prática profissional socialmente relevante, historicamente determinada e faz parte de um processo coletivo de trabalho com a finalidade de produzir ações de saúde por meio de um saber específico, articulado com os demais membros da equipe no contexto político social do setor saúde. Atua em todos os ciclos da vida: desde à infância até a velhice.
Na saúde da criança, avalia o crescimento e desenvolvimento infantil. Na adolescência, cuida do bem-estar, principalmente em casos de gestação precoce, no caso das garotas. Na fase adulta, contextualiza a saúde deste público tanto para o homem como para a mulher. E na velhice, avalia as condições de vida e saúde cuidando dos problemas mais comuns.
As atribuições dos enfermeiros alcançam diversos parâmetros como, prevenção, reabilitação da saúde e outras práticas e têm a incumbência de realizar os primeiros socorros à pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade.
Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica. Além disso, ele é o profissional que tem participação marcante antes, durante e após qualquer procedimento cirúrgico.
O enfermeiro é o profissional que está presente em todas as unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas. A atuação desse trabalhador é bem extensa, ele pode contribuir no Serviço de Assistência à Saúde da Família atendendo a crianças, jovens e adultos. Atende à Política Nacional de atendimento integral à saúde da mulher e da criança.
Nos períodos de grande incidência de doenças ou problemas de saúde com a sociedade, como a pandemia causada pela Covid-19, os enfermeiros são os profissionais que estão na linha de frente, promovendo saúde e bem-estar aos infectados. Assim, o enfermeiro planeja, supervisiona e coordena os grupos de enfermagem, atualiza prontuários médicos, enfim, salva vidas humanas e que precisa de mais adeptos para virem somar com esse time de sucesso.
Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo, compreender as atribuições do enfermeiro na saúde da criança, do adolescente, do idoso e do trabalhador, bem como sua atuação na urgência e emergência.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DESAFIO 1
A saúde da criança é uma temática que inspira cuidados especiais desde as primeiras vivências práticas na enfermagem. Uma dessas vivências diz respeito às crianças vítimas de queimaduras. A assistência de Enfermagem às crianças portadoras de queimadura constitui determinante fundamental no êxito final do tratamento, contribuindo decisivamente para a redução da morbidade e da mortalidade (NUNES, 2018). Para tanto, é indispensável que o Enfermeiro seja possuidor de um conhecimento básico sobre a fisiopatologia e os princípios de avaliação do queimado.
Segundo Smeltzer e Bare (2017), a queimadura é toda e qualquer lesão produzida pela ação curta ou prolongada de temperaturas extremas no tecido de revestimento, presente no ser vivo denominado pele, podendo atingir mucosas, músculos, vasos sanguíneos, nervos e ossos. As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e estão classificadas de acordo com a gravidade, pelo grau da lesão e pela extensão da área atingida. São geralmente provocadas por agentes físicos e químicos.
No caso da menina Valentina, de 5 anos, o aspecto da lesão em MSD apresentava comprometimento da epiderme e da derme e a presença de flictenas (bolhas), caracterizando uma queimadura de segundo grau com extensão leve (atinge até 10% da área corporal).
...