Callista roy
Por: evelinhabonitinh • 2/5/2015 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 1.184 Visualizações
RESENHA DA TEORIA DE CALLISTA ROY
Teoria da adaptação:
Nascida em 14 de outubro de 1939 Los Angeles, enfermeira formada em 1963 e doutorada em sociologia em 1977, Callista roy desenvolve como trabalho de sua teci de graduação o modelo de sistemas comportamentais funções em que apresentava determinadas áreas na enfermagem que eram: o ambiente, saúde, paciente e enfermagem.
A teoria de Caliista Roy sobre a adaptação com a orientação de Dorathy e Johson. O cuidado pode ser prestado ao individuo, a família, a comunidade ou a sociedade através da visão holística de adaptação.
Sua teoria viabilizava a pessoa como biopsicológico que tinha alterações em constante interação com o meio ambiente. O seu objetivo era mostrar e adaptar o paciente com alto nível de bem estar.
Acreditava que o ser unificado é composto por aspectos individuais e constituía um sistema de estradas, saídas e retroalimentação
As entradas são estímulos de adaptação e as saídas são as respostas e os retro alimentadores são os mecanismos de enfrentamento. A adaptação constitui a resposta do individuo e assim promove o equilíbrio e integridade do sistema, a resposta ao enfrentamento pode ser genética ou de herança ou de aprendizagem.
A adaptação do individuo tem o nível de variações de estímulos. Como o foco, que representa uma resposta de maior impacto, o conceito que são influencias sofridas que podem ter uma resposta negativa ou positiva e também o nível residual: que são problemas internos ou externos, que não tem uma resposta muito clara.
Já na enfermagem: tenta promover uma adaptação na qual o individuo tenha uma nova situação. A saúde é para que o indivíduo seja uma pessoa integra para ter oportunidade de adaptação diferenciada.
O ambiente : interage com a conclusão descente e com a oxigenação, nutrição , repouso e proteção
Callista Roy recebeu o premio de excelências na promoção normas profissionais de enfermagem em 1981. Sua teoria mostrava uma estressores que podiam afetar na adaptação do paciente, ela se manter na teci que o paciente tinha que se adaptar com o ambiente estressor que a enfermagem tinha o dever e adaptar este paciente. Que o bem estar esta na adaptação do paciente em um ambiente de mudanças continua.
...