DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL NA INFÂNCIA
Por: bruhiei • 29/7/2019 • Trabalho acadêmico • 7.221 Palavras (29 Páginas) • 297 Visualizações
FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO
Bruno Veras
Caroline Machado
Esther Azambuja
Janessa Vieira
Marcela Mariano
Úrsula Anne
DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL NA INFÂNCIA
Rio de Janeiro
2016
Bruno Veras
Caroline Machado
Esther Azambuja
Janessa Vieira
Marcela Mariano
Úrsula Anne
DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL NA INFÂNCIA
Trabalho apresentado à disciplina de
Saúde da Criança II para obtenção
de nota parcial.
ORIENTADORA:
Professora Reniani Lami
Rio de Janeiro
2016
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo compreender as principais razões que levam o surgimento da hipertensão arterial e diabetes mellitus na infância, Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que abordada os principais diagnósticos, etiologia, fisiopatologia, dados epidemiológicos, e o papel da enfermagem como fator diferencial para o cuidado, o impacto que essas doenças crônicas causam na criança e na sua família, abordando o processo de adaptação e mudança do estilo de vida. As doenças crônicas, principalmente o Diabetes mellitus e a hipertensão arterial, interferem não somente na vida do seu portador, mas de familiares e pessoas próximas, assim como de toda a sociedade. Os portadores, sobre tudo crianças e adolescentes, necessitam do auxílio de um familiar para realizar seus controles e tratamento. Os resultados apontaram que as patologias são de grande relevância e preocupação para a saúde pública, levando em conta os riscos e comprometimento causado a saúde dessas crianças e adolescentes.
Palavras-chaves: Diabetes. Hipertensão. Portador. Tratamento.
ABSTRACT
This research aims to understand the main reasons why the emergence of hypertension and diabetes mellitus in childhood This is a bibliographic research that addressed the main diagnosis, etiology, pathophysiology, epidemiological data, and the role of nursing as a factor differential for care, the impact of these chronic diseases cause the child and his family, addressing the process of adaptation and lifestyle change. Chronic diseases, especially diabetes mellitus and hypertension, affect not only the life of the bearer, but relatives and acquaintances, as well as the whole society. The patients, especially children and adolescents, need the assistance of a family to perform its controls and treatment. The results showed that the conditions are of great importance and concern for public health, taking into account the risks and impairment caused the health of these children and adolescents.
Keywords : Diabetes. Hypertension. Carrier. Treatment.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 6
2 JUSTIFICATIVA 8
3 OBJETIVOS 8
3.1 Objetivo Geral 8
3.2 Objetivos específicos 8
4 REVISÃO DE LITERATURA 8
4.1 Doenças crônicas na infância 8
4.2 Diabetes mellitus e hipertensão arterial na infância: repercussões para a criança e seus familiares. 10
5 METODOLOGIA 11
6 HIPERTENSÃO ARTERIAL 12
6.1 Etiologia 13
6.2 A medida da pressão arterial 14
6.3 Contribuição do enfermeiro no controle da Hipertensão Arterial 15
6.4 Tratamento 16
6.4.1 Tratamento não farmacológico 16
6.4.2 Tratamento farmacológico 18
7 DIABETES MELLITUS 19
7.1 A descoberta da Diabetes Mellitus na infância 20
7.2 Repercussão da doença para a criança e seus familiares 21
7.3 O enfermeiro como mediador entre o paciente, a família e a equipe multiprofissional. 23
7.4 Tratamento 24
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 26
9 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 28
- INTRODUÇÃO
Doenças crônicas que antigamente atingiam idosos, hoje viraram epidemias e estão entre adolescentes e crianças. Duas dessas doenças costumam caminhar juntas, sendo elas a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, sua ocorrência se justifica por fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo, entre outros.
Atualmente o Diabetes Mellitus é conhecido por quase toda população, pois é encontrada na maioria das famílias, seja ela da classe rica ou pobre, mulher ou homem, idoso ou jovem ou de qualquer etnia. É conhecida por leigos como uma doença que aparece por ingerir alimentos ricos em açúcares, e para grupos de pesquisas em saúde, uma patologia metabólica dos carboidratos que cresce com um ritmo desenfreado, e que merece um maior cuidado.
O Ministério da Saúde também conceitua o Diabetes Mellitus como um grupo de doenças metabólicas que resultam da dificuldade de excreção ou atividade da insulina, envolvendo mecanismos nocivos específicos, como a destruição das células beta pancreáticas, resistência à ação da insulina e distúrbios da secreção da insulina. Assim, levando a hiperglicemia e posteriormente ao desenvolvimento de complicações, como: problemas nas funções e insuficiência de determinados órgãos, sendo os principais os olhos (diminuindo a acuidade visual e risco de cegueira), os rins (insuficiência renal terminal), os nervos (dores ou insensibilidade pela neuropatia), cérebro (AVC), o coração e os vasos sanguíneos (arteriosclerose) (BRASIL, 2006).
...