Dietoterapia
Por: lbeghini • 29/8/2015 • Bibliografia • 675 Palavras (3 Páginas) • 559 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Curso de Enfermagem
Leandro Beghini
RA 8206974420
Relatório Clinico Sobre Dietoterapia Aplicada a Diferentes Patologias
Tutora Helen Figueiredo Fumagalli
Taubaté
2015
Introdução
Uma dieta adequada e balanceada para o paciente/cliente com patologia de Diabetes, Hipertensão e IAM( Infarto Agudo do Miocárdio), tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação e de sua vida, prevenindo doenças cardiovasculares ou a piora das mesmas instaladas no seu quadro clinico.
Desenvolvimento
Orientar o paciente/cliente a realizar diariamente o controle da glicemia capilar em jejum e da pressão arterial na unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Realizar exercícios físicos se possível no mínimo três vezes por semana, poderá ser caminhadas durante o dia. Um exemplo, quando for fazer uma pequena compra por perto de sua residência não ir de carro e sim caminhando, com isso estará fazendo exercício físico. Orientar quanto a importância do tratamento de insulinoterapia conforme orientações e prescrição médica.
Em relação às alimentações o paciente/cliente deve ser orientado quanto a importância do tratamento e da dieta a serem realizados.
Pelo menos seis refeições diariamente fracionadas de 3 em 3 horas. A dieta é especifica próprio da patologia, ou seja, para diabetes, devendo ser orientado a consumir alimentos como:
- Ricos em fibras, verduras, frutas, aveias, cereais integrais e legumes;
- Ingerir aproximadamente dois litros de agua por dia;
- Respeitar os horários das refeições;
- Retirar totalmente o açúcar, açúcar mascavo, açúcar cristal, exemplo: doces e sobremesas;
- Não repetir os carboidratos nas mesmas refeições, exemplo: mandioca, pão, arroz, batata, macarrão, aveia, granola;
- Consumir três frutas aproximadamente dividindo as durante o dia, as folhas de vegetais podem ser consumidas a vontade;
- O doce e outros componentes ao serem consumidos devem ser diet e não light, pois o diet tem ausência do açúcar o contrario do light, esse contém açúcar;
- Evitar ou retirar do cardápio o consumo de refrigerante e bebidas alcoólicas;
- Diminuir o consumo de pães, massas, batata, biscoitos;
Com relação às orientações do paciente/cliente com hipertensão, que deverão ser realizadas com cautelas. Sobre as dietas a serem ingeridas ou introduzidas diariamente, essas citadas anteriormente também poderão ser de consumo do diário.
Para diminuir a pressão alta é necessário adquirir alguns costumes a mais como:
- Reduzir o consumo de sódio, pois ele aumenta a pressão arterial, ingerir aproximadamente 4 gramas de sal na alimentação diariamente;
- Reduzir ou evitar o consumo de alimentos dos tipos, enlatados, embutidos, temperos e molhos prontos com alto nível de conservantes;
- Frutas como banana, abacate, amora que contem potássio e que estimulam a eliminação de sódio pela urina;
- Evitar consumo de tabaco e períodos de estresse;
Além dessas orientações o cliente também devera realizar o controle da pressão arterial diariamente e continuar o uso dos medicamentos e tratamento que foi orientado e prescrito pelo medico.
No caso de dislipidemias( hiperipidemia ou hipercolesterolemia) paciente/cliente deverá substituir a carne animal pela de soja e consumir suco de uva integral que é antioxidante e os mesmo diminuem os níveis de lipídios no sangue com exemplo os triglicerídeos.
...