TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE UMA PUERPERA

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  2.740 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Este estudo de caso esta sendo realizado por solicitação da disciplina Práticas clínicas ll como pré-requisito parcial de avaliação e para aprimoramento do conteúdo apresentado em sala de aula associado à pratica em campo de estágio.

Gravidez

A gravidez e o parto são eventos sociais que integram a vivência reprodutiva de homens e mulheres. É processo singular, experiência especial no universo da mulher e seu parceiro, envolvendo também suas famílias e a comunidade, constituindo experiência humana das mais significativas, para todos que dela participam(scielo).

Puerpério

No puerpério a mulher passa por intensas modificações de adaptação psico-orgânicas, no qual ocorre o processo de involução dos órgãos reprodutivos à situação pré-gravídica, o estabelecimento da lactação e ocorrência de intensas alterações emocionais (abc).

Puerpério consiste no período que compreende a fase pós-parto, quando a mulher passa por alterações físicas e psíquicas até que retorne ao estado anterior à sua gravidez. Esse período se inicia no momento em que se dá o descolamento placentário, logo após o nascimento do bebê É durante o puerpério que o organismo materno retorna às suas condições pré-gravídicas. Este período dura em torno de seis semanas, geralmente ele termina quando a mulher retorna sua função ovulatória, ou seja, reprodutiva. Se a puérpera não estiver amamentando, sua ovulação retornará cerca de seis a oito semanas do parto. (portaleducação).

O puerpério é dividido em três fases:

• Puerpério imediato (se estende de 2- 4 horas pós-parto).

• Puerpério mediato (até o 2-3 dias pós parto).

• Inclui o primeiro (cerca de 6 horas pós-parto)

• Puerpério tardio (até cerca das 6 semanas pós-parto).

• Durante este período,ocorrem alguns fenômenos:

• Lóquios

o corrimento sanguinolento liberado pelo útero após o parto.Inicialmente são vermelhos e, por vezes, são tão ou mais abundantes que a menstruação. Com o passar do tempo tornam-se acastanhados e em quantidade reduzida. Ao fim de 10 a 14 dias tornam-se brancos ou amarelados, acabando por desaparecer. Se nesta altura verificar uma súbita e abundante perda de sangue, coágulos e um odor desagradável nos lóquios, assistência médica adequada deverá ser procurada(boasaude).

Seguindo as fundamentações citadas a cima, realizamos a assistência e os cuidados de enfermagem ao binômio no pós parto imediato e mediato, e demos as seguimentos a assistência à puerpéra orientando quanto ao auto cuidado e cuidados com o RN. Após assistir identificamos os diagnósticos de enfermagem, suas características e fatores relacionados segundo o NANDA, evoluimos este binômio através das intervenções de enfermagens criada a partir dos diagnósticos de enfermagem identificados.

2. OBJETIVOS

2.1 Descrever a entrevista e o exame físico de enfermagem;

2.2 Identificar os diagnósticos de enfermagem segundo a Associação Norte Americana de Enfermagem (NANDA);

2.3 Elaborar e fundamentar as intervenções de enfermagem conforme os Diagnósticos de Enfermagem;

2.4 Detalhar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com