Modelo Caso Clínico
Por: lu-sales • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 605 Visualizações
Caso Clínico
Uma mulher de 18 anos dá entrada na sala de emergência com uma severa dor abdominal, que tem sido progressiva pelos últimos três dias. O período menstrual estava adequado no momento em que os sintomas começaram. Ela admite estar sexualmente ativa com diversos parceiros pelos últimos dois meses com o uso inconsistente do método contraceptivo. O exame físico revela uma acentuada sensibilidade no inferior do abdome e uma secreção vaginal purulenta. Ela está febril (39°C) no momento do exame. EXAMES DE IMAGEM E LABORATÓRIAIS: Hemograma: Leucograma: 15 x 103/μL (Ref. Valores de referência: 5.000 a 10.000 leucócitos/ μL de sangue)
Responda:
- Qual a natureza do processo patológico que está ocorrendo no trato genital da paciente, e quais as prováveis etiologias para a patologia?
R. Inflamação crônica que acontece como resposta do corpo para isolar, neutralizar e destruir esse agente agressor que invadiu o tecido, como também realizar limpeza da ferida através da fagocitose e preparar o sítio da lesão para o reparo. Etiologia: Múltiplos parceiros e sexo desprotegido, risco para infecção polimicrobiana: anaeróbios, G vaginalis, Haemophilus influenzai, Gram negativos entéricos e Streptococcus.
- Quais os sinais clínicos manifestados pela paciente? A qual manifestação patológica estão associados? Sinais clínicos:
R. Sensibilidade abdominal inferior (dor à palpação), secreção purulenta e febre. Manifestação patológica associada a doença inflamatória pélvica (DIP).
- Qual a significância e a patogênese da contagem elevada de células brancas do sangue?
R. Servem como marcadores para detectar a presença de algum processo inflamatório.
- Quais alterações na fisiologia microvascular local esperar? Quais os mediadores químicos provavelmente estão envolvidos?
- Pela proliferação de pequenos vasos (alças capilares) sanguíneos (Angiogênese), aumento permeabilidade. Como mediadores estão presentes histaminas, citocinas, ácido nítrico.
...