O Crânio
Por: a1na45 • 15/6/2018 • Seminário • 326 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Página 1 de 2
Crânio
O crânio é composto por 22 ossos, sendo oito ossos que compõem a caixa craniana e 14 que são os ossos da face, e podem ser divididos em calota craniana ou calvária e a base do crânio.
A calvária é a parte superior do crânio e é composta pelo Frontal, Occipital e Parietal. E a base do crânio é o que forma o assoalho da cavidade craniana e pode ser dividida em três fossas: Fossa anterior (base superior), Fossa média e Fossa posterior (base inferior).
Os ossos que os compõem são:
- Osso Occipital: É um osso de porte médio. Ele é simétrico, e ocupa a parte superior e inferior do crânio. É ele o responsável pelo espaço que permite a comunicação entre o canal da medula e a cavidade craniana.
- Osso Esfenóide: O esfenóide se localiza na base anteriormente aos temporais e á porção basilar do osso occipital. Ele apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego de assas abertas.
- Osso Etmóide: É um osso único e mediano que juntamente com o frontal, os parietais, os temporais, o occipital e o esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. Encontra-se entre as duas orbitas e apresenta Quatro partes: Uma Lâmina Horizontal, Uma Lâmina Perpendicular e Duas Massas Laterais ou Labirintos.
- Osso Parietal: São ossos retangulares, curvas e achatados que ocupam a parte lateral e superior da calota craniana, assim protegendo o lobo parietal do crânio.
- Osso Temporal: É um osso par, é ele que forma as laterais do crânio ou têmporas. É um osso irregular e divide-se em três partes: Escamosa, Timpânica e Petrosa.
- Ossos da Face: O esqueleto da face consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as órbitas. Sendo no total 14 ossos, mas temos Seis pares e Dois impares.
Estes sendo a Mandíbula (01), Vômer (01), Zigomático (02), Maxila (02), Palatino (02), Nasal (02), Lacrimal (02) e Concha Nasal Inferior (02).
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com