O Holocausto Brasileiro
Por: Hosano Rodrigues Guimarães Júnior • 4/10/2019 • Resenha • 597 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GERED – GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – 4ª SDR
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CHAPECÓ
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Saúde Mental
Resenha critica
Este trabalho busca levantar uma crítica sobre a obra O Documentário Holocausto Brasileiro.
Prof. Maurício Kirschner
Hosano Rodrigues Guimarães Júnior
CHAPECÓ
2019
RESENHA CRITICA
- INFORMAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
HOLOCAUSTO BRASILEIRO. Produção: Armando Mendz Daniela, 2016.
- DADOS SOBRE O AUTOR
Daniela Arbex, 46 anos, é autora do best-seller Holocausto brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO.
- DADOS SOBRE A OBRA
Adaptação do livro escrito por Daniela Arbex, este é um cenário aprofundado e contundente sobre os eventos que ficaram conhecidos como Holocausto Brasileiro, ou seja, o grande genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais, local onde os pacientes eram torturados, humilhados e assassinados
O hospital Colônia, em Barbacena, assumiu como uma condição de campo de concentração para os malquistos da População fossem homens, mulheres ou crianças. Essa importante época da história brasileira foi por muito tempo ignorado, até que em 2013 a jornalista Daniela Arbex mostrou o país desse terrível assunto em seu livro Holocausto Brasileiro, O documentário aborda de maneira imersiva os fatos cometidos nesse lugar.
Daniela nos leva para conhecer a realidade do tratamento desses pacientes, que sofriam maus-tratos, eletrochoque, exposição ao frio e à fome e tinham sua mão de obra explorada. Devido a essas condições subumanas, muitos morreram ( em média cerca de 16 por dia) e seus corpos, quando não puderam mais ser despejados em covas abertas, eram vendidos para estudo.
É um retrato chocante, que precisa ser exposto para a população que desconhece esse lamentável momento. É impressionante ver a naturalidade com que os funcionários contam o que aconteceu e ver as declarações dos poucos sobreviventes.
Palco de uma das maiores tragédias do país, o hospital Colônia fez cerca de 60 mil vítimas ao longo de suas muitas décadas de funcionamento. Lá eram internados pacientes com problema psicológicos, porém há relatos de que nem todos possuíam realmente algum distúrbio, apenas eram despejados por dar algum problema à família.
Daniela Arbex de uma maneira sincera os problemas do hospital Colônia, entretanto, não é a primeira a fazer um documentário sobre o local. Helvécio Ratton, em 1979, fez o primeiro documentário é citado em Holocausto Brasileiro e Ratton contribuiu com a produção.
...