O Sistema Urinário
Por: arthurgabrielag • 16/4/2023 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
Sistema Urinario
introdução
o corpo humano trabalha como uma engrenagem onde cada orgao é responsavel por uma funçao que juntos fazem com que a gente consiga desempenhar as funçoes do dia a dia. Dentro dessa engrenagem temos alguns sistemas, como o circulatorio, o cardiovascular, respitatorio entre outros, todos com a sua importancia para nosso corpo.
o sistema urinario que é composto por dois rins, dois ureteres, a bexiga e a uretra, tem uma importante funçao, para a manutenção da homeostase do corpo, produzindo a urina, por meio da qual são eliminados água, eletrólitos, pequenas moléculas (p. ex., hormônios, ureia, antibióticos) e diversos resíduos do metabolismo. funçao essa que envolve filtração, absorção ativa e passiva e secreção nos tubulos uriniferos.
outra função dos rins alem de regular a composição do meio interno é secretar hormonios que participam regulando a nossa pressão sanguinea (hormonio renina), os rins participam junto ao figado e pele ativando a vitamina D3 em sua forma ativa. os dois rins tem capacidade de formar 125ml/min de filtrado dos quais apenas 1ml é urina, os outros 124ml sao absorvidos. Em um dia produzimos cerca de 1,500ml de urina.
RIM
[pic 1]
com o formato de um grao de feijao o rim tem duas bordas uma convexa e outra concava na qual esta presente o Hilo que contem tecido adiposo e que estao presentes os vazos sanguineos, entram nervos e sai o ureter. no centro esta a medula renal que chamos de seio renal onde estao presentes os calices menores e maiores, esses calices fazem parte de um tubo com formato de funil denominados de pelvis renal de onde sai o ureter.
uma capsula de tecido conjutivo envolve o rim e o perenquima constituido pela zona cortical e medular, esta sendo formado por 10 a 18 piramides medulares que formam os calices renais menores com as bases voltadas para a regiao cortical.
Cada rim possui cerca de 1,3 milhões de túbulos uriníferos circundados por um estroma contendo tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Cada túbulo urinífero consistem em dois seguimentos embriologicamente distintos: o néfron e o ducto coletor. O néfron é constituído por dois componentes: o corpúsculo renal e um longo túbulo renal. O túbulo renal é composto por várias regiões: o túbulo contorcido proximal, a alça de Henle, o túbulo contorcido distal, que desemboca no ducto coletor. Os ductos coletores apresentam três distribuições topográficas distintas: um ducto coletor cortical, um ducto coletor medular externo e um segmento medular interno. As duas porções da alça de Henle, que são retilíneas, encontram-se na zona medular do rim. Já os corpúsculos renais e os túbulos de trajeto tortuoso (contorcidos proximal e distal) alojam-se no córtex (zona cortical).
https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/sistema-urinario/
...