PLANO DE AÇÃO: HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES
Por: Lizzy Cristina • 16/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.258 Palavras (6 Páginas) • 431 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ESTUDO SUPERIOR DE ITAITUBA – LTDA
FACULDADE DE ITAITUBA – FAI
ACADÊMICOS DO 9º PERÍODO DE ENFERMAGEM
ALISON COSTA DOS SANTOS
CARLA MIRELLE DA SILVA BATISTA
EDNALDO AVELINO DA CONCEIÇÃO
ELIZIANE CRISTINA BARBOSA CAETANO
MATHEUS
RONALDO DEMBINSKI
SCHAIANE GOMES DOS SANTOS
TADAIANE
TALLES
PLANO DE AÇÃO: Homenagem ao dia das Mães
ITAITUBA – PA
Maio 2018,
INTRODUÇÃO
A família é um grande projeto de trabalho que precisa ser valorizado. É nela que temos a base para enfrentar os acontecimentos da vida. Na família as crianças aprendem a falar, a amar, a respeitar e a socializar. Pensando nesse pressuposto destaca-se dentre as famílias uma pessoa que é um ser fundamental: “A MÃE” por tanto fazer uma homenagem a esta pessoa tão especial que unifica, edifica e intelectualiza a família com a sua tão nobre e humilde paciência faz-se levantar de dentro do espaço social um projeto digno de aceitação.
Com esse pensamento decidiu-se implementar uma ação de entretenimento e homenagem a respeito ao Dia das Mães.
Para o desenvolvimento da mesma, optou-se por intervenção, com enfoque nas atividades de laser e descontração, por meio de mensagens, poemas, música, dança e demais atividades de gere laser e diversão.
A realização da ação será responsabilidade do grupo de acadêmicos do estágio supervisionado do 9º período do curso de enfermagem, com a coordenação e supervisão das Enfermeiras Cleidiane e Nelcilene junto a equipe da UBS Floresta.
- OBJETIVOS
1.1 Geral
Valorizar a figura materna na comunidade e na família, destacando suas qualidades e justificando suas falhas, para que assim os filhos e demais possam desenvolver dentro de si um orgulho incomparável e adicionar o seu carinho e amor pela figura materna.
- Específicos
Reconhecer a importância da figura mãe no desenvolvimento do caráter humano:
- Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contexto familiar;
- Promover café da manhã entre as mães;
- Estimular a afetividade entre as crianças e as mães;
- Desenvolver atividades de entretenimento e laser;
- Estimular interação social e com a equipe de saúde da UBS do bairro;
2. FUNDAMENTAÇAO TEORICA
2.1 Situação de Conflitos em Enfermagem no Brasil.
Enfermeiro no âmbito gerencial é marcado por importantes avanços e, também por conflitos e transformação social e econômica, a vigente crise com relação à qualidade dos serviços de saúde e a crescente incorporação de tecnologias, têm levado os hospitais a planejarem sua gestão, de forma que ofereçam respostas satisfatórias e imediatas às demandas do novo contexto (BRITO, 2004).
Na maioria das vezes, faz com que ele sofra direta ou indiretamente de situações indesejáveis e de difícil controle, caracterizando o conflito, entende-se que os conflitos fazem parte do processo evolutivo dos seres humanos desde o início da humanidade, período em que ocorre essa mudança de papéis do enfermeiro no contexto organizacional (GUERRA, 2008).
O conflito, tanto na vida dos indivíduos quanto nos sistemas familiar, social, político e organizacional é considerado fator favorável a mudanças institucionais, sendo importante para a não estagnação da sociedade isso reflete as relações de poder e disputa no interior das equipes (BRASIL, 2003).
A dupla dimensão do processo de trabalho do enfermeiro, que contempla ações assistenciais e de gerenciamento, deve ser entendida como fonte inesgotável de aquisição de habilidades e competências do mesmo (BRITO, 2004).
2.2 Conflitos Interpessoais no Contexto de Trabalho da Enfermagem
As situações de conflito surgem quando as pessoas se colocam em posições antagônicas, a partir das suas divergências de percepção e de ideias, sendo essas inevitáveis e necessárias à vida grupo do autoconhecimento, da empatia, da valorização da equipe e da busca da espiritualidade como aspectos que contribuem para o estabelecimento de relações mais flexíveis e dialógicas na equipe (TRINDADE et al., 2011).
Nessa perspectiva, o enfermeiro, como coordenador da equipe de enfermagem, necessita ter subsídios teóricos e vivências práticas para gerenciar as relações interpessoais o mesmo, e o mediador da equipe de
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A presente ação, objetiva proporcionar de forma geral, nas diversas faixas etárias, o laser e entretenimento as Mães participantes dos grupões de Hiperdia e Diabetes da Unidade Básica de Saúde assim como também, as questões sociais que elas estão inseridas, no município de Itaituba estado do Pará. Será desenvolvida pelos acadêmicos do 9º período de enfermagem com apoio da equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde da Floresta, através de interposição conjunta e multidisciplinar, sob coordenação das Enfermeiras Cleidiane e Nelcilene.
3.1. Local/Contexto
A referente ação será realizada nas dependências da Unidade Básica de Saúde da Floresta, localizada entre na 9ª rua, Bairro Floresta, no município de Itaituba, Pará.
3.2. Público Alvo
Todas a mulheres e mães que participem das atividades da UBS da Floresta e que fazem parte dos grupões de hiperdia e Diabetes.
3.3. Disposição Das Ações
A presente ação, busca inteirar acadêmicos com o público alvo a fim de preparar os acadêmicos para atuarem junto a população e oferecer as Mães um dia especial e produtivo, além de promover união entre a comunidade e a equipe de saúde da UBS do bairro, que se sucederá da seguinte forma:
...