Problemas de Saúde, diagnósticos e programa de enfermagem
Por: Gabriella Lopes • 15/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 401 Visualizações
Problemas de saúde, diagnósticos e intervenções de enfermagem
1- Privação de sono relacionado à mudanças de estágios de sono relacionadas ao envelhecimento conforme evidenciada por poucas horas de sono.............. Intervenção: Auxiliar o paciente no controle do sono diurno, discutir com o paciente/família as medidas de conforto, mudanças no estilo de vida, ensinar técnicas de relaxamento, observar condições físicas do ambiente e proporcionar ambiente calmo.
2- Risco de síndrome do desuso relacionado à inatividade muscoesquelética conforme evidenciada pela força e motricidade dimiuída.................................. Intervenção: Ajudar a deambulação em intervalos regulares, ajudar a ficar de pé e percorrer distância específica, encorajar a deambulação independente, encaminhar para o serviço de fisioterapia.
3- Deambulação prejudicada relacionada à força muscular ineficiente conforme evidenciada por dificuldade de deambular............................................................ Intervenção: Terapia com exercícios e cuidado com lesões por pressão(fazendo mudança de decubito de duas em duas horas).
4- Risco de perfusão gastrointestinal ineficaz relacionado ao tabagismo conforme evidenciado na evacuação ausente há quatro dias......................... Intervenção: Administração de nutrição parenteral total.
5- Déficit no autocuidado para higiene íntima relacionado à mobilidade prejudicada evidenciado na higiene íntima prejudicada..................................... Intervenção: Assitência no autocuidado: higiene íntima (mostrando a forma correta que se deve fazer a higiene).
6- Perfusão tissular periférica ineficaz devido ao tabagismo, hipertensão e sedentarismo evidenciado pelos pulsos filiformes e perfusão periférica diminuída............................................................................................................... Intervenção: Administrar oxigenoterapia, controlar ingesta líquida, investigar sinais de hemorragia, monitorar sinais vitais de 4/4 horas, previnir lesão por pressão e choque.
7- Autonegligência devido à escolha de estilo de vida evidenciado pela falta de adesão a atividades de saúde e higiene pessoal insuficiente........................... Intervenção: Assitência no autocuidado (mostrando os benefícios de se fazer exercício físico e promoção do autocuidado, orientando a família a estimular).
8- Nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais relacionada à ingestão alimentar insuficiente evidenciado pelas mucosas pálidas, perda de peso e ingestão de alimentos menor que a PDR................................................. Intervenção: Controle de líquidos/eletrólitos, aumentar a ingestão hídrica, monitorar eliminações intestinais e proporcionar privacidade
9- Risco de glicemia instável devido à ingestão alimentar insuficiente e monitoração inadequada da glicemia evidenciado pela perda de peso excessiva e glicemia elevada................................................................................ Intervenção: Controle da glicemia, controle da alimentação (estimular a alimentação saudável).
10- Volume de líquidos deficiente devido à perda ativa de volume de líquido evidenciado pela pele ressecada, turgor cutâneo com presença de equimoses e hematomas......................................................................................................... Intervenção: Monitorar as eliminações de líquido, planejar uma ingestão, pesar diariamente, cuidado com a desidratação, instruir o paciente quanto à ingestão adequada de líquidos, avaliar o turgor e elasticidade cutâeo e as mucosas orais.
11- Eliminação urinária prejudicada devido à multiplas causas evidenciada pela disúria e hematúria............................................................................................... Intervenção: Investigar se existem fatores contribuindo para dificuldade de eliminação urinária, monitorar o balanço hídrico e manter higiene íntima.
12- Constipação devido à hábitos alimentares inadequados evidenciado na evacuação ausente há quatro dias....................................................................... Intervenção: Aumentar a ingestão hídrica, orientar a importância de uma alimentação rica em fibras, estimular a deambulação, monitorar eliminações intestinais e proporcionar privacidade
...