TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre diabete saudade do adulto idoso

Por:   •  18/3/2021  •  Resenha  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

Promoção da saúde e diabetes: discutindo a adesão e a motivação de indivíduos diabéticos participantes de programas de saúde

Resumo:

O artigo nos mostra , que a grande no aumento do numero de portadores de diabetes tipo 2 (DM2 e com o tempo maior parte da populaçao sera portadores de DM. È muito importante realizar promocoes social a saude , ser entendida como a capacitação das pessoas e das comunidades para modificar os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida, sendo assim necessárias ações permanentes que não apenas foquem os indivíduos e as famílias de maneira isolada, mas que também levem em consideração os aspectos sociais, econômicos e culturais . mudanças de habitos e estido de vida ajudam a desenvolver o bem estar pois o aumento da realização de atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis . Realizar promocoes social a saude , não são apenas um problema individual mas sim um problema social, que exige estratégias de ação voltadas para a população. A realização de exercícios físicos, associada à ingestão de dieta adequada, contribui para a melhora no perfil lipídico, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. O estudo apontam as dificuldades apresentadas pelos portadores de DM e por seus cuidadores e tambem a falta de conhecimento acerca da doença tanto dos cuidadores quantos dos próprios pacientes, associada à inadequada capacitação e integração entre os profissionais de saúde e por fim, no estudo foram retratadas algumas das dificuldades diárias sentidas pelo portador de DM e pelos seus familiares para o controle da doença. Essas dificuldades podem influenciar na adesão do portador de DM ao tratamento prescrito. Assim, os fatores comportamentais e emocionais apresentados por cada diabético devem ser considerados no planejamento de ações de saúde voltadas para a assistência integral vale salientar a importância de trabalho multiprofissional nas diferentes unidades de saúde os programas de intervenção, compatibilizando, desta forma, conhecimento e práticas pessoais promotoras da saúde.

Introdução

O diabetes mellitus do tipo 2 (DM2) tem alcançado proporções alarmantes, O número de adultos com diabetes no mundo subirá principalemte em país subdesenvolvidos. Esse quadro se tornará cada vez mais grave em razão do aumento no número de doentes. Há uma perspectiva grande no aumento do numero de portadores de diabetes tipo 2 (DM2); a suscetibilidade genética não pode justificar isoladamente esse quadro, sendo indubitavelmente os fatores ambientais parte fundamental desse cenário.

Os hábitos de vida da sociedade moderna, caracterizados pelo elevado consumo de dietas desbalanceadas e e sem práticar exercícios físicos, trouxe numerosas implicações para a saúde da população, com aumento da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, DM, resistência insulínica (RI) e síndrome metabólica., a adoção de um estilo de vida adequado, com a prática regular de atividades físicas e a ingestão de dieta adequada, é praticamente duas vezes mais efetiva que o tratamento farmacológico no controle do DM. controle da doença. Modificações nos hábitos de vida relacionados ao tipo de dieta ingerida, à realização de atividade física, monitorização glicêmica, uso diário de medicamentos e de insulina constituem os fundamentos da terapia.

Conceito de promoção da saúde e a importância de sua inserção na vida do portador de diabetes mellitus

Promoção da saúde deve ser entendida como a capacitação das pessoas e das comunidades para modificar os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida. O desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis é complexo, sendo necessárias ações permanentes que não apenas foquem os indivíduos e as famílias de maneira isolada, mas que também levem em consideração os aspectos sociais, econômicos e culturais . , o aumento da realização de atividade física e a adoção de hábitos alimentares saudáveis não são apenas um problema individual mas sim um problema social, que exige estratégias de ação voltadas para a população, considerando os aspectos culturais apresentados por ela. É necessário que haja uma transformação na maneira de pensar da população e principalmente na ótica dos técnicos de saúde envolvidos nesse processo. Para que tal fato ocorra, é preciso a promoção de processos participativos, que desenvolvam no indivíduo a capacidade de decisão ante os problemas. A obtenção de um bom controle metabólico está em geral intimamente relacionada à ingestão de dieta adequada, à realização regular de atividade física e ao seguimento da terapêutica medicamentosa prescrita.

Ingestão de dieta adequada e prática regular de atividade física, hábitos essenciais na saúde do portador de diabetes

A prática regular de atividade física tems o aumento da utilização de glicose como combustível para o músculo em atividade, contribuindo para o controle da glicemia. A atividade física regular proporciona um aumento do turnover da insulina, pela maior captação hepática deste hormônio e maior sensibilidade dos receptores periféricos

A realização de exercícios físicos, associada à ingestão de dieta adequada, contribui para a melhora no perfil lipídico, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Atividade fisica considerada primordial no tratamento do DM. A participação de programas que estimulem a realização de atividade física e o consumo de dieta nutricionalmente adequada, associados à assistência médica, pode reduzir o risco de complicações da doença, além de contribuir para a melhora da qualidade de vida do portador de diabetes.

Percepções acerca da doença: conhecimento dos familiares e do portador de diabetes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com