Resumo Interdisciplinaridade e Saúde: Estudo Bibliográfico
Por: Fernanda Batista de Souza • 26/2/2018 • Resenha • 811 Palavras (4 Páginas) • 611 Visualizações
Elaine Morelato Viela
Iranilde José Messias Mendes
Resumo Interdisciplinaridade e Saúde: Estudo Bibliográfico
Artigo aborda o significado de interdisciplinaridade, seu histórico, suas relações com a Saúde Coletiva e com a educação dos profissionais de saúde. Sempre existiu a preocupação com a integração dos saberes para atender as necessidades humanas e a compreender os fenômenos sociais. Relação de reciprocidade, de mutualidade, diferente diante do problema e do conhecimento, ou seja, é uma substituição de um conhecimento único sobre o ser humano. Como por exemplo: o crescimento demográfico, a acentuada diferença entre as classes sociais as consequências da globalização em conjunto com as novas tecnologias de comunicação. Constatar um comparar, relacionar e integrar os conhecimentos. As lutas pela mudança dos modelos de atenção à saúde foram ao longo da história do próprio país marcadas por desafios, conquistas e transformação
Interdisciplinaridade e Saúde Coletiva
Um processo e uma filosofia de trabalho que entra em ação na hora de enfrentar os problemas e questões que preocupam cada sociedade. A fim de atingir um objetivo comum, os métodos e estruturas são ampliados e explorados com mais potencialidade como na saúde coletiva. Promoção da saúde, a prevenção das enfermidades e acidentes e a atenção curativa. Essas mudanças no campo da saúde transformam também a área da educação, com novas pesquisas, e na formação básica dos profissionais da educação. A interdisciplinaridade permite uma ação conjunta para construção do saber, possibilitando mais integração dos especialistas com capacidade de solucionar problemas.
A Educação dos Profissionais de saúde
O esforço para a melhoria do trabalho e organização dos serviços da saúde, a educação dos profissionais e o papel da cidadania na construção de sociedades mais democráticas e auto-sustentáveis, da América Latina, tem o apoio do PROGRAMA UNI, subsidiado pela Fundação Kellogg. Esse Programa adotou como a necessidade de articulação entre universidade, serviço e comunidade, assim como a compreensão e respeito mútuo nas relações humanas e institucionais. Essas mudanças que vem acontecendo na área da saúde, ainda esbarram em várias dificuldades, assim como a adoção da interdisciplinaridade. Mas, à medida que os problemas vão se resolvendo, a interação entre os profissionais ganha um exercício de diálogo e o trabalho em equipe resultam em benefício coletivo.
Pontos Importantes
Os avanços das políticas de saúde e a necessidade de fortalecimento da compreensão do trabalho interdisciplinar. A saúde não seria de competência de um único profissional, mas uma prática interdisciplinar em que profissionais de diversas áreas, representantes de várias ciências. Estudo das interações somáticas para encontrar métodos adequados que propiciem uma prática integradora, tendo como enfoque a totalidade dos aspectos relacionados à saúde e à doença.
A interação entre as diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos, a
...