Ter ou Ser: Resenha Crítica
Por: Caique Alberto • 5/9/2017 • Resenha • 558 Palavras (3 Páginas) • 1.167 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO – CAMPUS PESQUEIRA
CAIQUE ALBERTO DE OLIVEIRA GERÔNIMO
PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA SOBRE A ÓTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Interpretação do livro “Ter ou Ser?”, de Erich Fromm.
PESQUEIRA
2017
Ter ou Ser, Erich Fromm.
Erich Fromm, em seu livro “Ter ou Ser?” faz uma analise detalhada dos dois modos de existência humana, sobre um olhar psicológico e social. Iniciando no contexto do movimento capitalista no século XVIII com o processo de industrialização, onde houve uma grande separação de classes sociais e nos valores éticos e econômicos.
Nos dias atuais, participamos de um cenário onde maior parte da sociedade valoriza mais o fato do “Ter” do que o “Ser”, dessa forma muitos valorizam aqueles que têm posses de bem matérias, e esquecem aqueles que não têm. Mediante essas situações, paramos pra pensar e nos perguntamos: qual o verdadeiro sentido do “Ter” e do “Ser”?
No texto Erich Fromm, defini o “Ter”, como uma característica comum da vida humana, em que muitas vezes prevalece o sentimento de egoísmo, êxito pessoal e do individualismo. E o “Ser”, é visto como o conjunto de valores sociais baseados principalmente na solidariedade e no respeito ao seu semelhante. Se voltarmos ao passado, iremos registrar momentos em que a sociedade se organizava em um verdadeiro processo de vendas de prestação de serviços. Apenas aqueles que tinham condições de pagarem para ter acesso a determinado coisas, eram quem conseguiam suprir suas necessidades. Consequentemente, aqueles que não proviam de rendimentos e nem de posses de bens, ficariam em falta e sem acesso a determinados serviços.
Hoje, com todos os avanços tecnológicos, com o processo de globalização, ainda vivenciamos situações bem semelhantes a que foi abordada anteriormente. Onde muitos tentam se enquadrar em determinados parâmetros que levam ao sucesso, ao estado de realização e muitas vezes esquecem as diferenças existentes e passam a desrespeitar a subjetividade de cada um.
Erich Fromm, no decorrer de sua obra buscar expor novas formas de pensar e agir, no intuito de tentar modificar a forma de pensar e agir de uma sociedade, que prefere o Ter ao invés do ser, e por esse fato estão esquecendo a esfera “Ser” e pondo em primeiro lugar o prestígio social, a fama, o individualismo. Desse modo, Fromm procura desenvolver ações que inviabilizaram no processo de humanização da sociedade, ou seja, no processo de transformação do modo de pensar e agir das pessoas, buscando sempre a valorização do ser e a equidade dos direitos sociais para todos.
Assim compreende-se que o “Ser” e o “Ter”, estão diretamente interligados e para que tenhamos uma sociedade humanista, que preze pelo bem estar de todos, é essencial que esses dois termos passem a caminhar em harmonia total. Considerando o ter como um elemento fundamental da vida, devemos repensar as nossas ações e atitudes, buscando sempre considerar a essência de cada um. Considerando a sociedade pelo que ela é, pelas suas qualidades, por suas ações positivas e jamais, pelo o único fato do possuem, de seus patrimônios. Agindo dessa forma passaríamos a viver em uma sociedade mais humana.
...