UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO/DOCENTE NO BRASIL
Por: Bengamaria • 30/8/2019 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa, possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2007), finalizando pesquisa "A saúde pública brasileira: seu desmonte através da privatização", desenvolvida no programa de pós-graduação strictu sensu da Escola de Serviço Social da UFRJ como trabalho de conclusão do pós-doutoramento. Atualmente é professor Associado II do Departamento Interdisciplinar do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense.
Ligia de Oliveira Viana, é Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979). Cursou Licenciatura em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), Especialização em Metodologia do Ensino e da Assistência (1987), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (1990) e doutorado no Programa de Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Escola de Enfermagem Anna Nery (1995). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Metodologia da Enfermagem.
O texto oferece importante contribuição para a formação profissional em enfermagem no que tange a formação de enfermeiros/docentes aos os alunos que desejam seguir a carreira acadêmica, seja em sala aula ou atuando em projetos, visando novas questões e incorporando o que já foi estudado. Este artigo objetivou refletir sobre a formação pedagógica do enfermeiro/docente em virtude de adequar esta formação para atender as novas demandas educacionais da sociedade e que estão contempladas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem.
Trata-se de um artigo que tem como objetivo analisar a trajetória da formação do enfermeiro/docente e os cursos da graduação em enfermagem no Brasil, a partir da revisão de literatura sobre a temática, abrangendo documentos legais de 1960 a 2007. Para a leitura do texto faz-se necessários um prévio conhecimento de alguns conceitos abordado pelas autoras, como a Lei de Diretrizes Curriculares e o conceito de lato sensu e stricto sensu.
A metodologia utilizada pelas autoras é um estudo analítico-descritivo, que se baseia em uma pesquisa bibliográfica, abrangendo o período de 1960 a 2007. As fontes utilizadas foram artigos, teses de doutorado e livros sobre a temática: história do ensino de enfermagem no Brasil, enfermagem na universidade, educação no Brasil e leis da educação nacional. Foram realizadas leituras, construção do estado da arte e feitas análises visando criar novas questões que incorporasse o que já foi produzido a respeito dessa temática.
...