Zika Vírus e Microcefalia
Por: raissa2sanntos • 9/6/2018 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 455 Visualizações
Zika Vírus e Microcefalia
Raissa Santos Silva Mendonça
01242965
Enfermagem
O vírus zika apareceu pela primeira vez na floresta de Zika, em Uganda- 1947, e, até então, destacou-se nos dias atuais por ter relação, com numerosos casos mundiais, de microcefalia em bebês. Nem toda gestante com zika dar a luz a crianças com microcefalia, ou outros problemas congênitos, tais como surdez e cegueira. Pesquisas apontam, que somente, 6 a 12% de bebês de mães que têm o vírus nascem com malformações.
Vem sendo relatados pela mídia, vários casos alarmantes de zika vírus no Brasil. E tornou-se de conhecimento geral, que essa doença é causada pelo mosquito Aedes Aegypti, e que transmite também, a dengue, chikungunya e febre amarela. Pelo número de casos de microcefalia ter crescido no Brasil junto ao surto do vírus zika, há a suspeita de que os dois fatos estejam ligados. Entretanto, essa relação ainda é vista por um olhar cético de muita gente. Há também suspeitas de que o zika vírus está relacionado com á síndrome de Guillain-Barré.
Nos primeiros meses de gravidez, a imunidade do feto ainda não está estabelecida. “Assim, o vírus, que tem preferência pelo cérebro, consegue se instalar ali sem encontrar resistência”, explica a neuropediatra Silvana Frizzo, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. A microcefalia ocorre, segundo a pesquisadora, quando o perímetro da cabeça do bebê não se desenvolve mais do que 32 centímetros. Sendo assim, a limitação do crânio vem acompanhada de danos ao cérebro.
Nesse caso, faz-se necessário tomar certos cuidados, para evitar a proliferação do mosquito transmissor: evitar água acumulada, limpar as piscinas e aquários, descartar o lixo de forma adequada e colocar areia nos vasos de plantas. Dessa forma as medidas profilaxias para prevenir que o mosquito nos pique, é necessário o uso de repelentes em todas as áreas expostas do corpo.
Conclui-se que, baseando-se em pesquisas recentes; existe um elo entre o zika vírus e a microcefalia. Com alta prevalência na região Nordeste.
Referências:
http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/207-viruszika
https://saude.abril.com.br/familia/por-que-nem-toda-gestante-com-zika-tem-filhos-com-microcefalia/
http://www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/combate-ao-mosquito-aedes-aegypti
http://mosquito.saude.es.gov.br/prevencao
https://saude.abril.com.br/bem-estar/15-perguntas-e-respostas-sobre-o-zika-virus/
https://saude.abril.com.br/bem-estar/o-zika-virus-causa-microcefalia/
...