A ASSISTENCIA FARMACEUTICA
Por: Lucaas Vibe • 31/5/2021 • Relatório de pesquisa • 751 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 ATIVIDADES 5
4 TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 6
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
- APRESENTAÇÃO
O estágio em assistência farmacêutica foi desenvolvido no almoxarifado central, regido com prédio improvisado, localizado no centro da cidade. Com a carga horária de 43hrs, sendo 4:00 horas diárias, nesta unidade de prática denomina-se um local de compra, recebimento, conservação, estocagem, distribuição de medicamentos e materiais descartáveis. E tem como objetivo abastecer as unidades básicas de saúde (UBS), unidade de pronto atendimento (UPA) e maternidade.
- INTRODUÇÃO
Assistência Farmacêutica não se resume somente a produção e distribuição de medicamentos, e sim um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, individual e coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial. Esse conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Foi possível analisar a rotina de recebimento, armazenamento, e distribuição dos medicamentos para cada UBS, UPA, e MATERNIDADE do município de acordo com as demandas individuais. A CAF (central de abastecimento farmacêutico) busca atender as demandas de acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), lista de medicamentos que deve atender as necessidades prioritárias da população Brasileira. Essa relação é revisada e atualizada constantemente pela comissão técnica e multidisciplinar de Atualização da RENAME (COMARE) instituída pela portaria GM no 1.254/2005, e composta por órgãos do governo, incluindo instancias gestoras do SUS. No local em que foi realizado o estágio supervisionado (almoxarifado) foram observadas que as demandas (lista) eram supridas de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde. Priorizando as demandas da UPA, em seguida a MATERNIDADE, os insumos e medicamentos são conferidos e fiscalizados os registros dos mesmos, visando atender corretamente as necessidades de cada local. Essa fiscalização e feita através da emissão de uma nota fiscal enviada com os medicamentos e são conferidas a qualidade e integridade a qual os medicamentos foram entregues pelas indústrias farmacêuticas. Promover o uso racional dos medicamentos e assegurar o acesso da população aos medicamentos essenciais foram elaborados através da política nacional de medicamentos.
- ATIVIDADESS
No primeiro dia foram feitas apresentações da equipe de trabalho e estagiários, foram observadas a rotina de trabalho, tais como recebimentos armazenamento e como eram feitas a distribuição desses medicamentos. Conhecemos o ambiente em que se estabelece o almoxarifado. Verificou-se que esse estabelecimento não possui um programa especifico de controle e registro dos medicamentos e insumos, sendo assim são feitas de forma manual a entrada e saída desses medicamentos.
3.1 Atividades em Campo
Foram desenvolvidas as atividades de acordo com a rotina de trabalho da equipe do almoxarifado, observou-se que toda a população de acordo com cada unidade de saúde poderia ser atendida com esses medicamentos sendo de importância dos responsáveis (profissionais de saúde ) estabelecer a ordem que procede cada distribuição de acordo com cada necessidade. Assim toda população terá direito a seus respectivos medicamentos.
...