A Determinação de Cinzas Totais ou Resíduo Mineral Fixo em alimentos
Por: Stefânia Darcie • 27/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 1.402 Visualizações
[pic 1]
Análise de Alimentos
[pic 2]
Aula Prática 2:
Determinação de Cinzas Totais ou Resíduo Mineral Fixo em alimentos
Alunos:
Camila Baptista Dias
Stefânia Maria Darcie Cabral
Winicius Prates Silva
Diadema, 14 de setembro de 2017
- Introdução
Os processos de determinação do conteúdo de cinzas têm grande valor em alimentos, por várias razões. Na cana de açúcar, por exemplo, a determinação de cinzas totais deve ser realizada para a produção de açúcar, devido os problemas causados pela alta concentração de minerais no caldo, os quais podem causar interferência durante a clarificação e cristalização. Outro exemplo é a presença de determinados minerais (carbonatos) na água, o que pode causar problemas de incrustações nas tubulações ou diminuir a eficiência de produtos usados na limpeza e sanitização da indústria.
Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 550 – 570ºC, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais são analisados tanto para fins nutricionais como também para segurança.
A cinza é constituída principalmente de:
- Macronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários acima de 100 mg e normalmente presentes em grandes quantidades nos alimentos, como: K, Na, Ca, P , S, Cl e Mg;
- Micronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários abaixo de 100 mg e normalmente presentes em pequenas quantidades nos alimentos, como: AI, Fe, Cu, Mn e Zn;
- Elementos traços: além dos macros e micronutrientes, ainda existem os chamados elementos traços que se encontram em quantidades muito pequenas nos alimentos. Alguns são necessários ao organismo humano e muitos deles são prejudiciais à saúde, os contaminantes químicos, entre esses se destacam: Ar, I, F, Cr, Co, Cd e outros elementos.
A composição da cinza vai depender da natureza do alimento e do método de determinação utilizado:
- Ca - alta concentração em produtos lácteos, cereais, nozes, alguns peixes e certos vegetais;
- P - alta Concentração em produtos lácteos, grãos, nozes, carne, peixe, aves, ovos e legumes.
- Fe - alta concentração em grãos, farinhas, produtos farináceos, cereais assados e cozidos, nozes, carne, aves, frutos do mar, peixes, ovos e legumes. Baixa concentração em produtos lácteos, frutas e vegetais.
- Na - sal é a principal fonte, e em quantidade média em produtos lácteos, frutas, cereais, nozes, carne, peixes, aves, ovos e vegetais.
- Mg - nozes, cereais e legumes.
- Mn - cereais, vegetais e algumas frutas e carnes.
- Cu - frutos do mar, cereais e vegetais.
- S - em alimentos ricos em proteínas e alguns vegetais.
- Co - vegetais e frutas.
- Zn - frutos do mar e em pequena quantidade na maioria dos alimentos;
O elevado grau de industrialização no processamento de alimentos traz consigo a perda de minerais. Devido ao fato de que muitos minerais são solúveis em água, os alimentos preparados por muito tempo em imersão perdem substancialmente minerais. Para manter o teor de minerais nos alimentos, a forma mais apropriada de aquecimento é com vapor.
- Objetivos
Nesta atividade experimental, o objetivo foi a determinação do teor de cinzas em amostras de farinha de trigo integral.
- Material e Métodos
3.1 Identificação da amostra
Na tabela abaixo, estão discriminadas as massas de cada cadinho vazio, do cadinho com a amostra e do cadinho após o tempo de estufa:
[pic 3]
3.2 Procedimento do método
Cada cadinho utilizado foi aquecido em mufla a 550oC por 1 hora e resfriado em dessecador com sílica, a temperatura ambiente.
Pesou-se por volta de 2,5g de amostra e a incineração foi realizada aos poucos, em fogão a gás comum, procurando aquecer igualmente todas as faces do cadinho e tendo cuidado para a amostra não pegar fogo.
Após a transformação da massa em carvão, o cadinho foi transferido para a mufla, deixando-o a 550oC por tempo suficiente para a total destruição da matéria orgânica – aproximadamente 6 horas.
Em seguida, após a temperatura da mufla abaixar para 100º C, retirou-se cada um dos cadinhos, manuseando-os com pinça, sem nunca os tocar com as mãos, deixando os esfriar completamente em dessecador. Posteriormente, cada um deles foi pesado.
A análise foi realizada em triplicata.
- Resultados e Discussões
No experimento, foram utilizadas amostras de farinha integral da marca Dona Benta, que conforme Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, elaborada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP, possui cerca de 1,69% de cinzas totais.
...