A Farmacologia Saúde
Por: Bruna Rocha • 26/11/2019 • Resenha • 625 Palavras (3 Páginas) • 262 Visualizações
1) Cite e descreva 3 fatores individuais que podem influenciar na ação dos fármacos.
Idade, pois os lactentes e idosos tem maior sensibilidade aos efeitos dos medicamentos.
Peso corporal, já que pacientes acima do peso podem precisar de doses maiores de medicação e aqueles abaixo do peso geralmente precisam de doses menores. Por isso a altura e o peso são essenciais para se calcular a dosagem.
Tolerância, quando um paciente precisa de doses cada vez maiores para que tenha efeito. Pode ocorrer pela aceleração do metabolismo da substância ou por dependência psicológica.
2) Explique o processo de liberação e absorção dos fármacos administrados pela via oral.
Ocorrem por meio do trato gastrointestinal (TGI)
A liberação se dá quando o fármaco é liberado de sua configuração farmacêutica e se mistura aos líquidos corporais, antes de serem absorvidos pelos tecidos. Após essa liberação o fármaco é transportado até os líquidos do sistema circulatório. A liberação vai depender da configuração farmacêutica e da presença ou não de água ou alimento no estômago do paciente no momento da administração.
A absorção ocorre quando o fármaco é transferido do local de administração até os líquidos corporais (sistemas circulatório e linfático). Ocorre por meio do epitélio do TGI, sendo que o local exato depende de características da droga. O tempo de absorção e local dependerão de características do PH, peso molecular e lipossolubilidade. O intestino é o local onde ocorre maior taxa de absorção em relação ao estômago. A absorção na via oral vai depender de características do fármaco e de características próprias do indivíduo. Após a absorção no epitélio intestinal, o fármaco atinge o interstício, chegando até a veia porta e depois ao fígado. Lá passa pelo processo de eliminação de primeira passagem, para depois chegar uma parte até a circulação sistêmica.
3) Explique o processo de absorção dos fármacos administrados pela via intramuscular.
A absorção ocorre direto do músculo, onde ocorre a injeção, para os vasos presentes neste tecido, sem passar pelo TGI e sem a eliminação de primeira passagem, sendo portanto uma absorção completa. Na via IM a absorção é mais rápida que a subcutânea, pois o tecido muscular é mais vascularizado, porém mais lenta que que a endovenosa.
4) O que é efeito de primeira passagem? Cite e explique os casos em que ele ocorre.
É o processo em que o fármaco passa pelo epitélio intestinal, vai pela veia porta e chega ao fígado para ser metabolizado. Lá, uma parte é excretada na bile e outra parte chegará a circulação sistêmica. Ocorre apenas nas vias oral e retal, pois apenas nestas vias é que o fármaco passa do epitélio intestinal para o fígado.
Nas vias parenterais o fármaco não passa pelo TGI.
Na sublingual, o princípio ativo do fármaco atinge a circulação direto pelos capilares presentes na boca, por isso também não sofrem o efeito de primeira passagem.
5) O que é biodisponibilidade? Descreva quais fatores podem intervir na biodisponibilidade
...