A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
Por: suaninha20 • 9/9/2022 • Projeto de pesquisa • 2.144 Palavras (9 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
juliana costa de mesquita
A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA de saúde
[pic 4]
São Luís
2022
juliana costa de mesquita [pic 5]
A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA de saúde
Projeto apresentado ao Curso de Farmácia da Instituição Pitágoras.
Orientador(a): Rafaela Sirtoli
[pic 6]
São Luís
2022
SUMÁRIO[pic 7]
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A atenção primária à saúde (APS) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde nos níveis individual e coletivo, abrangendo promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver medicamentos integrados. O uso é um processo complexo com múltiplos determinantes envolvendo diferentes fatores. Para o uso racional de medicamentos, contamos com a influência de fatores culturais, sociais, econômicos e políticos nas populações que buscam uma melhor qualidade de vida. (DESTRO, 2021).
Os serviços farmacêuticos envolvem procedimentos realizados por farmacêuticos para facilitar e racionalizar o uso de medicamentos para alcançar os resultados terapêuticos desejados. Esses procedimentos incluem consultas medicamentosas e podem ser realizados em consultórios que prestam atendimento pessoal e particular, além de visitas domiciliares para pacientes com mobilidade reduzida. Também realizar atividades educativas e didáticas com pacientes e/ou cuidadores com foco no uso correto e racional de medicamentos (BRITO et al., 2022).
A assistência medicamentosa tem se mostrado um serviço estratégico de promoção da saúde para o SUS devido ao elevado número de pacientes em uso simultâneo de vários medicamentos. Este serviço permite aos pacientes aderirem com segurança e facilita a adesão ao tratamento. Apesar das dificuldades que os farmacêuticos vivenciam na implementação da assistência farmacêutica na ESF, atualmente eles são obrigados por lei a participar e participar de equipes multiprofissionais para melhorar a saúde, o bem-estar psicológico e social dos pacientes, melhorando assim a qualidade de vida do paciente. do utilizador.
1.1 O PROBLEMA
Qual a importância do farmacêutico na atenção básica de saúde?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Compreender a importância do farmacêutico na atenção básica de saúde.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Descrever uma contextualização sobre a atenção básica de saúde;
- Discutir sobre a atuação do farmacêutico na atenção básica de saúde;
- Abordar os principais obstáculos enfrentados pelo farmacêutico na atenção básica de saúde.
3 JUSTIFICATIVA
No contexto de complexidade do processo saúde-doença e cuidado, que exige organização no processo de trabalho na atenção básica de saúde, entende-se que a temática sobre a importância do farmacêutico na atenção básica de saúde, torna-se importante, devido o farmacêutico estar inserido em diversas áreas e na saúde pública têm se tornado um profissional de extrema importância, atuando juntamente com equipes multidisciplinares.
Sendo assim, pesquisas nesse sentido são relevantes para o entendimento sobre a atuação do farmacêutico na atenção básica de saúde, que através da Assistência Farmacêutica visa a assegurar o acesso da população aos medicamentos a partir da promoção do uso correto destes, afim de garantir a integralidade do cuidado e a resolutividade das ações em saúde.
Dessa forma, espera-se que a presente pesquisa tenha relevância social, pois é comum a falta de conhecimento da população sobre os profissionais que atendem na atenção básica de saúde e científica, também como fonte de conhecimentos para futuras pesquisas envolvendo a temática abordada, bem como para estudantes e alunos de Farmácia e áreas afins.
- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
- ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
O SUS ou Sistema Único de Saúde originou-se das mudanças políticas ocorridas no Brasil na década de 1980 (DIEL, 2019). Dentre essas mudanças, a integração militar da constituição federal brasileira de 1988 é fundamental para o papel do governo brasileiro na saúde pública. O artigo 6º trata da responsabilidade do Estado pela saúde pública no Brasil. A Lei nº 8.080 de 1990, mais conhecida como Lei Orgânica do SUS, estabeleceu seus princípios e valores (PAIM, 2013).
O Sistema Único de Saúde (SUS) promove um conjunto de ações que permitem realizar O princípio do acesso universal, integralidade e equidade da atenção à saúde; Descentralização da gestão; regionalização e hierarquia; e participação em massa através do controle social. Acesso Comunidade e como abraçá-la Componha os pontos principais são considerados capazes de implementar esses princípios e, portanto, devem Revise e melhore no contexto Prática e Organização do Serviço da Saúde (MAEDA, 2018).
...