As Plantas Medicinais no Brasil
Por: Isabella Fialho • 10/9/2022 • Dissertação • 657 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE IMPERATRIZ
CURSO DE FARMÁCIA
PENSAMENTO CIENTÍFICO
PROF.ª ZAIRA AUGUSTA
10 SET. 2022
ISABELLA C. F. MELO
As plantas são utilizadas a milênios, e servem como decoração para ambiente, tempero, alimento, remédio, até mesmo como substâncias tóxicas. Diferente do Brasil que atua fortemente no mercado de drogas farmacêuticas, na Europa é comum os pacientes receberem uma prescrição de ervas medicinais para tratamento em casa, assim como também acontece na medicina chinesa e na medicina ayurvédica que utilizam os medicamentos prescritos apenas em último recurso. Sabendo disso, o questionamento sobre o porquê de no Brasil a medicina estar mais focada no mercado de drogas prescritas ficam maiores a cada dia.
De acordo com um artigo publicado pela CEPLAMT no site da Universidade Federal de Minas Gerais sobre plantas medicinais e fitoterápicos, o Brasil conta com milhares de plantas medicinais nativas, mas infelizmente são pouquíssimas conhecidas e usadas. Essas ervas que poderiam ser utilizadas pela população se houvesse informação e conscientização nos lugares de mais fácil acesso como TV, jornais e até mesmo nos consultórios, são diariamente silenciadas e ocultadas pelas drogas prescritas. Isso ocorre pelos centros de saúde estarem quase que totalmente centrados na medicalização, ou seja, prescrição de medicamentos.
Sabe-se que a indústria farmacêutica tem a tendência de promover apenas produtos que podem ser patenteados e que geram lucro, e com a criação e indicação dessas drogas ocorre a famosa “discriminação” com outros tipos de medicamentos e até mesmo com as soluções alternativas. No Brasil, receitar um tratamento alternativo com ervas é coisa rara. Entretanto o uso desses medicamentos precisa de uma atenção especial, uma vez que, se não utilizadas da forma correta podem causar prejuízo a saúde ou não serem eficazes contra o a doença.
Contudo, o diagnóstico médico, a informação e a conscientização sobre o uso das plantas medicinais como um meio alternativo nos canais de fácil acesso, tornaria mais simples e eficaz os tratamentos, diminuído os efeitos colaterais e, por consequência, o número de dependentes de fármacos na população.
...