Caderno de estudos farmacobotânica
Por: StephanieAlvs • 12/5/2015 • Projeto de pesquisa • 10.822 Palavras (44 Páginas) • 582 Visualizações
ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES PRÁTICAS EM FARMACOBOTÂNICA
Organizado por: Editoração Eletrônica:
Eloty Justina Dias Schleder Rosemary Matias Rosemary Matia
Este roteiro de laboratório é um material didático – pedagógico caracterizado para uso em aula prática. Trata-se de edição preliminar, impressa pelo processo reprográfico.
O teor dos textos é de total responsabilidade de seu autor e poderá ser aperfeiçoado para aproveitamento em futuras edições sob a forma de livro.
Todos os direitos reservados.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser armazenada ou reproduzida,
por qualquer meio, sem a autorização da Autora.
APRESENTAÇÃO
Morfologia Vegetal constitui, a nosso ver, uma parte da disciplina de Farmacobotânica de maior importância do curso de Farmácia, seja pelo potencial dos vegetais que constituem a cobertura verde da Terra e vitais à sobrevivência do Planeta, seja pela identificação precisa da espécie, seja pelo controle de qualidadede plantas medicinais, seja pelo embasamento dos fundamentos fornecidos ao estudo da Sistemática Vegetal.
Morfologia Vegetal é a área da Botânica que se dedica ao estudo da Morfologia Externa ou Organografia e da Morfologia Interna ou Anatomia dos vegetais.
Partindo da premissa de que aprender é uma processo ativo, este Roteiro de Atividades Práticas em Farmacobotânica surgiu da necessidade de orientar os estudantes do Curso de Farmácia na sistemática das aulas práticas da disciplina, com ênfase especial no estudo das plantas superiores, Gimnospermas e Angiospermas, de relevante interesse farmacológico.
O presente material tem como finalidade estabelecer normas para o trabalho em Laboratório, com noções de microtécnica e roteiros de aulas práticas de anatomia, morfologia e sistemática vegetal relacionando as atividades efetuadas no laboratório com a aplicação dos métodos científicos e com os conteúdos da área Farmaceutica.
Pretende-se com a organização do Roteiro de Atividades Práticas em Farmacobotânica, oferecer aos acadêmicos, oportunidades de aguçar o senso de observação, disciplinando a visão, o tato e os demais sentidos, através da percepção e identificação dos detalhes mais característicos e diferenças existentes nos órgãos vegetais, e permitindo-lhes estabelecer uma associação entre morfologia – fisiologia – ecologia e cotidiano.
Eloty Justina Dias Schleder
SUMÁRIO
Página
UNIDADE I – NORMAS PARA O TRABALHO EM LABORATÓRIO ........................................................ UNIDADE II – ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL .................................................................. UNIDADE III – ROTEIROS DE AULA PRÁTICA ........................................................................................ TRABALHO PRÁTICO Nº 1 – CORTES A MÃO LIVRE ........................................................................... TRABALHO PRÁTICO Nº 2 – CÉLULA VEGETAL, PAREDE CELULAR, PLASTÍDIOS E SUBSTÂNCIAS ERGASTICAS ................................................................................................................... TRABALHO PRÁTICO Nº 3 – TECIDO MERISTEMÁTICO ....................................................................... TRABALHO PRÁTICO Nº 4 – CÉLULA E TECIDO PARENQUIMÁTICO ................................................. TRABALHO PRÁTICO Nº 5 – TECIDO DE SUSTENTAÇÃO – COLÊNQUIMA E ESCLERÊNQUIMA .. TRABALHO PRÁTICO Nº 6 – TECIDO DE REVESTIMENTO – EPIDERME E PERIDERME .................. TRABALHO PRÁTICO Nº 7 – TECIDO VASCULAR – XILEMA E FLOEMA ............................................ TRABALHO PRÁTICO Nº 8 – MONOCOTILEDÔNEA E EUDICOTILEDÔNEA ...................................... TRABALHO PRÁTICO Nº 9 – HERBÁRIO .......................................................................................... TRABALHO PRÁTICO Nº 10 – COLETA DE PLANTAS COM POTENCIAL MEDICINAL ..................... TRABALHO PRÁTICO Nº 11 – ANATOMIA E MORFOLOGIA DA RAIZ ................................................. TRABALHO PRÁTICO Nº 12 – ANATOMIA E MORFOLOGIA DO CAULE ............................................. TRABALHO PRÁTICO Nº 13 – ANATOMIA E MORFOLOGIA DA FOLHA ............................................. TRABALHO PRÁTICO Nº 14 – MORFOLOGIA DA FLOR ........................................................................ TRABALHO PRÁTICO Nº 15 – FRUTO E SEMENTE ............................................................................... TRABALHO PRÁTICO Nº 16 – DETERMINAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS FAMÍLIAS ........................ TRABALHO PRÁTICO Nº 17 – DETERMINAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS FAMÍLIAS ........................ BIBLIOGRAFIA BÁSICA ............................................................................................................................. | 09 10 16 16 17 20 22 25 27 30 33 34 35 38 41 44 46 50 53 54 55 |
PRÁTICAS DE FARMACOBOTÂNICA
UNIDADE I
NORMAS PARA O TRABALHO EM LABORATÓRIO
1. O uso do jaleco é obrigatório nas aulas práticas, inclusive, nas provas;
...