HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Por: Ian Coelho • 11/12/2016 • Projeto de pesquisa • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 632 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
FACULDADE DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
Guilherme Guedes
Ian Coelho de Abreu
Vitor Franco Machado
HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
JUIZ DE FORA
2016
Guilherme Guedes Silva Ribeiro
Ian Coelho de Abreu
Vitor Franco Machado
HÁBITOS ALIMENTARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Profª. Dra. Elizabeth Lemos Chicourel
JUIZ DE FORA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................4
2 OBJETIVOS..............................................................................5
3 JUSTIFICATIVA........................................................................6
4 REVISÃO TEÓRICA.................................................................7
5 METODOLOGIA.......................................................................8
6 CRONOGRAMA.......................................................................9
7 ORÇAMENTO........................................................................10
REFERÊNCIAS.........................................................................11
ANEXO A..................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, muito vem sido debatido acerca da boa forma corporal. No entanto, esse padrão de “corpo bonito” vem sido estabelecido pela mídia atual. Aliada à essa doutrinação midiática, encontra-se o estilo de vida cada vez mais sedentário e corrido (por mais paradoxal que possa parecer) levado, principalmente, por jovens adultos (18 a 25 anos) que frequentam alguma instituição de ensino superior.
Tendo em vista esse cenário, é válido ressaltar que várias questões estão envolvidas nessa busca frenética pelo corpo perfeito (a qual, por muitas das vezes negligencia a própria saúde através do uso de anabolizantes e químicos que comprometem a saúde de seu usuário) e que a obtenção deste só é possível com a conciliação saudável de dois fatores: alimentação equilibrada e exercício físico.
Sendo assim, é de suma importância o desenvolvimento de criticidade em relação ao que absorvemos da indústria de entretenimento e em relação aos hábitos alimentares que possuímos, além de saber relacionar tais fatores à problemas como como obesidade, doenças cardiovasculares e tantas outras que se apresentam pelo não cuidado com o corpo outras que se apresentam pelo não cuidado com o corpo.
2 OBJETIVOS
Fazer uma pesquisa envolvendo estudantes universitários acerca de seus hábitos alimentares, bem como sua correlação à outros fatores como peso, idade, orientação alimentar (onívoro, vegano, vegetariano) e a busca de profissionais da saúde ligados à nutrição para a formulação de uma dieta balanceada.
3 JUSTIFICATIVA
A cada dia que se passa, mais e mais medicamentos que prometem suplementar alimentação desregulada e promover a obtenção do corpo desejado são aprovados e vendidos indiscriminadamente. Isso faz com que as pessoas negligenciem uma alimentação balanceada, seja por “falta de tempo” ou, por conta da falta de conhecimento, acham que tais produtos são suficientes para suprir uma má alimentação. Sendo assim, essa pesquisa servirá como um instrumento de conscientização dos jovens universitários sobre a importância de uma alimentação balanceada.
4 REVISÃO TEÓRICA
Na elaboração deste projeto foi-se observado que o tema abordado é comumente discutido em diferentes estudos, visando em sua maioria a analise observacional descritiva transversal como método principal de estudo.
Ao selecionar o público alvo, a partir de graduandos de diversos cursos, é possível compreender que haja disparidade de resultados a partir de tal divergência, sendo observado que os hábitos alimentares podem apresentar semelhanças entre universitários de um mesmo curso e grandes diferenças quando comparados com indivíduos de outro curso (FERNANDES, 2016).
Os hábitos alimentares e o estilo de vida (EV) de alunos dos anos iniciais da graduação apresentam diferenças quando comparados com os de alunos em períodos mais avançados de curso. “O tempo de permanência na graduação teve influência sobre o EV dos universitários investigados. ” (BRITO, GORDIA, QUADROS, 2016, pag.301).
É importante salientar também que, independente do curso, os graduandos estão sujeitos a pratica de hábitos alimentares errôneos de uma maneira igualitária, sendo que mesmo em indivíduos que cursam graduações voltadas para a área da saúde observa-se um alto índice de hábitos alimentares não saudáveis ou que corroboram para algum possível dano a saúde dos mesmos (MARCONDELLI, 2008).
5 METODOLOGIA
O estudo se iniciará com a aplicação de um questionário, elaborado com questões de variadas com o objetivo de se conhecer os hábitos alimentares presentes na rotina de cada graduando individualmente.
A aplicação de tal questionário, assim como a divisão dos dados provenientes do mesmo, será agrupada de acordo com alguns critérios, tais como o curso, o período vigente e o ano de inserção do universitário na instituição.
Os resultados obtidos serão analisados por meio de estatísticas descritivas e análise de variância, para comparar médias de vários grupos entre si, assim como as medias parciais de cada grupo.
...