MICROBIOLOGIA
Por: Silvia Nogueira Matos • 11/4/2015 • Artigo • 425 Palavras (2 Páginas) • 618 Visualizações
PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS CLÍNICAS
No laboratório de microbiologia clínica são processados os seguintes materiais biológicos:
URINA: urocultura, bacterioscopia, antibiograma;
FEZES: coprocultura e pesquisa de rotavírus;
ESCARRO: bacterioscopia, cultura e antibiograma e pesquisa de BAAR;
SECREÇÕES GENITAIS (vaginal e uretral): bacterioscopia, exame a fresco, cultura e antibiograma;
SECREÇÕES PURULENTAS: bacterioscopia, cultura e antibiograma;
LÍQUIDOS BIOLÓGICOS (líquor, sangue, líquidos cavitários): bacterioscopia, cultura e antibiograma;
CATETERES, SONDAS, TUBO TRAQUEAL E OUTROS: cultura e antibiograma.
Os procedimentos de coleta e encaminhamento de amostras deverão sempre ser cuidadosamente obedecidos e o laboratório deverá sempre ter um profissional capacitado para orientá-las e executá-las, quando necessário.
As amostras recebidas e/ou coletadas pelo laboratório de microbiologia serão processadas de acordo com técnicas adequadas.
1- Semeadura primária: etapa fundamental na rotina microbiológica e deve ser adequada a cada material biológico e finalidade do procedimento. A escolha correta dos meios de cultura e técnicas de semeadura são essenciais para obtenção de um resultado correto.
2- Técnicas de semeadura:
Quantitativa:
- esta técnica é utilizada em meios sólidos, sempre que se deseja quantificar o número de microorganismos presentes em um material biológico, por exemplo, urocultura.
- Semeadura por esgotamento
A técnica de semeadura por esgotamento é utilizada em meios sólidos para se obter colônias bacterianas isoladas para posterior subcultivo, isolamento e identificação, por exemplo, secreções e fezes.
II
I
III
- Semeadura em meio líquido
Utilizada para materiais em que seja necessário aumentar a quantidade de microrganismos viáveis ou selecionar espécies de interesse. Inocula-se o meio de cultura introduzindo-se a alça de platina abaixo da superfície do meio, mantendo-o em posição vertical.
3 – Meios de cultura utilizados:
3.1. Os meios de cultura utilizados devem fornecer elementos nutrientes necessários para o crescimento bacteriano. São elementos essenciais:
a) Água: os microrganismos se nutrem através de substâncias em solução aquosa.
b) Fontes de energia: vários compostos podem ser utilizados para obtenção de energia, entre eles os açúcares, CO2 e a luz (bactérias fotossintéticas).
c) Fontes de carbono: essenciais para a síntese de estruturas e elementos celulares (parede, membrana). Estas substâncias podem ser açúcares (heterotróficas), CO2 (autotróficas).
d) Fontes de nitrogênio: também são importantes na síntese de elementos celulares,
...