O Ciclo da Assistência Farmacêutica
Por: emille14 • 26/10/2021 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 727 Visualizações
Sistemas de saúde
Assistência farmacêutica
A Política Nacional de Medicamentos (PNM) definiu a assistência farmacêutica como um "grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade". O termo Assistência Farmacêutica envolve atividades de caráter abrangente, multiprofissional e intersetorial, que situam como seu objeto de trabalho a organização das ações e serviços relacionados ao medicamento em suas diversas dimensões, com ênfase à relação com o paciente e a comunidade na visão da promoção da saúde. Em 2004, o Conselho Nacional de Saúde publicou o documento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), que reforça a idéia de que a assistência farmacêutica é parte do cuidado à saúde individual ou coletiva, tendo no medicamento o insumo essencial, cujo acesso deve ser garantido com uso racional.
Ciclo da assistência farmacêutica:
A seleção é um processo de escolha de medicamentos eficazes e seguros, imprescindíveis ao atendimento das necessidades de uma dada população, sendo que o primeiro produto da seleção é uma lista, tendo como base às doenças prevalentes, com a finalidade de garantir uma terapêutica medicamentosa de qualidade nos diversos níveis de atenção a saúde.
A programação quantifica o que será comprado, por meio de construção de demanda, levando em consideração o orçamento disponível, as condições estruturais de serviços ou do sistema.
Na aquisição, o farmacêutico é o ator-chave no processo, pois é ele que tem a competência e o conhecimento sobre os medicamentos, conferindo a legitimidade e qualidade do produto, visto que o medicamento utilizado de forma incorreta causa diversos prejuízos a saúde do paciente.
O armazenamento envolve o recebimento e a guarda com segurança e manutenção da qualidade dos medicamentos. Em várias unidades de saúde o armazenamento dos medicamentos é feito em um depósito, devido aos problemas de infra-estrutura, onde é realizado de forma amadora e com baixos critérios de qualidade, causando perdas e desvios, impedindo o abastecimento adequado.
A distribuição está relacionada com o armazenamento, pois, se este for mal executado, afetará na distribuição dos medicamentos. O sistema deve ser capaz de abastecer as unidades com os medicamentos necessários para que haja uma boa distribuição.
A dispensação e o uso são feitas pelo farmacêutico, onde ocorre uma interação entre o profissional e o paciente. O farmacêutico deve orientar sobre o uso racional de medicamentos, ser bem claro aos horários e aos efeitos colaterais que este medicamento pode causar, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente e prevenir de futuros problemas de saúde.
Assistência farmacêutica e o acesso ao medicamento:
O acesso a medicamentos é um fator relevante no estudo da saúde pública, tendo em vista que é utilizado na análise do cumprimento do direito fundamental à saúde, sendo considerado um indicador de qualidade dos sistemas de saúde.
Referencial teórico
A integralidade está presente no encontro, na conversa em que a atitude do médico busca prudentemente reconhecer, para além das demandas explícitas, as necessidades dos cidadãos no que diz respeito à sua saúde.
...